Topo

Luxemburgo volta ao Palmeiras com seus 6 títulos estaduais em 14 temporadas

Mauro Cezar Pereira

16/12/2019 02h04

Redes sociais do Palmeiras saudaram a volta de Luxemburgo ao clube – Reprodução

Sem o demitido diretor-executivo Alexandre Mattos, os dirigentes do Palmeiras assumiram o controle do futebol no clube. De cara, uma escolha óbvia para substituir o também dispensado Mano Menezes: o vice-campeão brasileiro pelo Santos, Jorge Sampaoli. Não houve acordo com o argentino.

E agora, o que fazer? A pergunta obrigatória teve a resposta mais inusitada possível: contratar Vanderlei Luxemburgo, que fez um apenas razoável trabalho no Vasco em 2019, como o blog detalhou há dois dias. Uma escolha curiosa, estranha, esquisita, inexplicável.

Luxemburgo em sua atual versão está muito mais para o estilo de Luiz Felipe Scolari e do próprio Mano do que próximo às propostas de jogo apresentadas por Sampaoli. O plano B é totalmente distante do que seria a primeira opção dos cartolas alviverdes. As escolhas não têm conexão alguma.

Números do Footstats mostram que, além de segunda equipe mais faltosa, o Vasco de Vanderlei Luxemburgo foi, na Série A recém-encerrada, o 17° em posse de bola – superou apenas Athletico, CSA e Goiás. E terminou como 17° em passes trocados, à frente apenas de Chapecoense, CSA e Goiás.

O time vascaíno ficou no 11° lugar em finalizações, atrás de Fluminense, Ceará e Bahia, por exemplo. Em comum com o trabalho de Sampaoli, o número de cartões, o Vasco foi o segundo do ranking, atrás apenas do Santos. Ninguém cobrou mais pênaltis do que os vascaínos, 12

Fonte: FutDados

Obviamente o Palmeiras espera que seu novo-velho treinador o conduza aos títulos, algo raro na trajetória recente do profissional. O site FutDados mostra que depois de treinar o Real Madrid, em 2005, ele participou de 44 competições em clubes brasileiros e na China.

Em todos esses torneios que teve pela frente, Luxemburgo venceu apenas seis, todos campeonatos estaduais. Quando foi trabalhar no futebol chinês, atuou na segunda divisão, também sem troféu em dois certames diferentes. O título que mais venceu nessas 14 temporadas foi o Paulista.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Luxemburgo volta ao Palmeiras com seus 6 títulos estaduais em 14 temporadas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira