Topo

Mauro Cezar Pereira

Time que mais pontos faz no Paulistão não é o mais caro, nem joga no chutão

Mauro Cezar Pereira

19/03/2019 14h51

O técnico do Red Bull, Antonio Carlos Zago, conversa com seus atletas durante treino: 24 pontos em 33 possíveis

O Red Bull é o time que mais pontos soma no campeonato paulista: 24 em 33 possíveis. Na posse de bola fica atrás apenas do Santos, e em passes certos aparece em quatro do ranking. Está na liderança na lista dos que mais finalizam (16,5 vezes por peleja) e tem o terceiro melhor ataque: 17 gols, quase o dobro do Corinthians, com apenas nove em 11 partidas.

Nenhum time se aproxima da média de bolas interceptadas pela equipe dirigida por Antonio Carlos Zago: 3,9. Nas rebatidas, geralmente muito utilizadas pelos adeptos dos chutões, que passam muito tempo na defesa, é 13º entre 16 equipes. Só três times receberam menos cartões amarelos. Os números do Footstats são muito favoráveis ao time da multinacional austríaca.

Embora tenha estrutura e investimentos superiores a muitos dos times que disputam o Estadual de São Paulo, o Red Bull não tem o elenco mais caro, evidentemente. Mas joga com a bola, busca o gol, tem um dos melhores ataques e já bateu corintianos em seu estádio, além de empatar com o Palmeiras e São Paulo. Uma campanha bem satisfatória, convincente.

É possível jogar futebol sem craques? Claro, como o blog já detalhou antes. O fato é que a forma como atuam certas equipes, mesmo sem contar com os melhores jogadores, evidencia que a proposta de jogo está diretamente ligada à mentalidade do treinador e sua capacidade. Zago ganha pontos nesse campeonato, pois seu time não rejeita a bola, joga e vence.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.