Topo

Clube algum é obrigado a vender direitos de transmissão à Globo

Mauro Cezar Pereira

18/01/2020 07h54

Há décadas a Globo, que de tempos para cá adotou a palavra "grupo" para se referir ao conglomerado de comunicação da família Marinho; transmite tudo no futebol brasileiro. Concorrentes tentaram tirar dela tal condição, em geral sem sucesso.

Exceções foram a Fox Sports com a Libertadores, que obviamente inclui times do país, mas que ainda assim repassa jogos aos canais globais, e Turner, com alguns clubes que mostra em TV fechada. Fora isso, de Estaduais a Série A, passando pela Copa do Brasil, é tudo da Globo.

O domínio do mercado é tão grande que as tentativas de concorrentes, como a Record, morreram com a maioria dos clubes até temendo se afastar da emissora com a qual se relacionam há tanto tempo. É assim as coisas acontecem (aconteciam?!).

O Athletico já se negou a vender direitos de transmissão. O Palmeiras fechou acordo em 2019 já com o campeonato brasileiro em andamento. Agora é o Flamengo. A partida desde sábado contra o Macaé, pelo Estadual, não será exibida por nenhuma TV. Vozes ecoam por aí criticando o campeão brasileiro e da Libertadores.

Estaria pedindo dinheiro demais, se considerando muito superior a outros clubes etc. Soberba? Talvez. Mas é direito do Flamengo, do Atlhetico, de qualquer clube vender pelo valor que achar melhor.

Quando os preços dos campeonatos francês e italiano dispararam, motivados pelas presenças de Neymar e Cristiano Ronaldo, respectivamente, nenhuma emissora de televisão do país adquiriu tais certames. Hoje ambos estão no streaming, pela DAZN. Então não mostrem os jogos do Flamengo, já que não valem o que os rubro-negros pedem.

Já na Libertadores partidas foram exibidas com exclusividade pelo Facebook. Os tempos são outros, a tendência é de mudanças, no mundo inteiro. O Flamengo está "se achando"? Pode ser que sim. Mas essa é uma questão menor.

Nunca achei justa a demonização da Globo pelos horários impostos aos jogos noturnos, por exemplo. E é simples a razão: ela sempre pagou pelos direitos de transmissão. E pagou muito bem nos últimos anos.

Por que a Globo, como as demais TVs, não transmite os jogos da segunda divisão do Carioca? Obviamente por não lhe interessar. Se o Flamengo entrar em campo com um time ruim e rebaixado no futuro, ela pode oferecer menos, como o Cruzeiro terá drástica redução em sua quota durante sua participação na Série B.

Se os clubes, ao venderem, permitem que a emissora interfira de tal forma em horários etc, eles são responsáveis. Se não querem negociar pelos valores oferecidos, estão apenas exercendo o próprio direito. Apesar dos lobbies…

‪Palmeiras e Athletico já endureceram negociações de direitos de TV. Justamente clubes com saúde financeira. Como o Flamengo. Negociar com quem está de pires na mão é mais fácil, claro.‬ E se alguém estiver interessado em defender os direitos do torcedor, que tal sugerir partidas do Flamengo ao vivo na TV pública? Sem fins comerciais. Até que o imbróglio se resolva.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Clube algum é obrigado a vender direitos de transmissão à Globo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira