Topo

Lições de um 4 a 4

Mauro Cezar Pereira

14/11/2019 13h45

Flamengo e Vasco empataram no Maracanã em 4 a 4 – Foto: Divulgação/CRF

O Flamengo aparentou esgotamento físico/mental na fraquíssima atuação diante do Vasco. Erros como o do terceiro gol vascaíno apenas comprovam a tese. Jorge Jesus terá que administrar o elenco a nove dias da final contra o River Plate, pela Copa Libertadores.

O Vasco jogou com nível de concentração e dedicação muito acima da média. Mas não de igual para igual, como disseram, tanto que trocou apenas 74 passes no segundo tempo. Foi uma ótima noite dos atletas e de seu técnico, Vanderlei Luxemburgo, este pela primeira etapa; mas não se pode esquecer que o time fez quatro gols no Flamengo, e também levou quatro!

O desgaste rubro-negro é compreensível, mas a postura até relaxada em alguns lances, não. Uma equipe que se destaca das demais não tem o direito a tamanha desconcentração, pois ao alcançar o protagonismo, obviamente vira o time a ser batido. Isso ficou claro últimos jogos.

Os elogios a Luxemburgo pela atuação do Vasco na quarta-feira são merecidos. Mas alguns setores da mídia apelam para o sensacionalismo da camaradagem, exagerando na dose e superestimando o que se viu. Pior: com enorme desfaçatez, ignoram os demais jogos do time no certame.

Jorge Jesus é vaidoso, obviamente está com o ego inflado pelo momento do time e tudo de bom que se diz sobre seu trabalho. Mas isso poderá ser uma armadilha perigosa. O português precisa estar atento nessa reta final de temporada, com duas taças possíveis e nenhuma conquistada até então.

O comportamento aguerrido, e corajoso, do Vasco contra o Flamengo mostrou que, embora o seu treinador tenha passado todo o campeonato dizendo que o objetivo era não cair, o time pode mais. Estabelecer metas mais baixas não é algo compatível com a história do clube.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lições de um 4 a 4 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira