Topo

Fla 4 x 4 Vasco mostra que é possível ter futebol com coragem no Brasil

Mauro Cezar Pereira

14/11/2019 01h08

O gol a 38 segundos de partida deu a falsa sensação de que seria fácil para o líder do Campeonato Brasileiro. Everton Ribeiro abriu o placar após fulminante arrancada de Reinier, ganhando na bola e no corpo dos adversários. Mas, em vantagem, o Flamengo se acomodou. Recuou, chamou o Vasco para seu campo e, pouco a pouco, o time de São Januário passou a rondar a área.

Pikachu na lateral-direita, avançado em cima de Filipe Luís, Henríquez e Ricardo na zaga com Danilo Barcelos completando a linha defensiva. Richard como volante, Guarín ao lado saindo mais, Marcos Júnior próximo do lateral-esquerdo, fechando o lado e Marrony à sua frente, com Raul pela direita, avançado, perto de Rossi, o mais adiantado. Era a distribuição vascaína.

A postura da equipe de Vanderlei Luxemburgo fechava caminhos para o adversário e, mesmo em desvantagem, sua equipe ia à frente, teve coragem. A cabeçada de Marrony, logo aos seis minutos, defendida por Diego Alves, foi o sinal de que não ficaria mais atrás, como de hábito neste certame, esperando a chance para contra-atacar. O time subiu e buscou o gol.

O empate viria com o tento marcado pelo mesmo jogador aos 33, para dois minutos depois ter o pênalti em Pikachu que ele mesmo bateu para colocar sua equipe em vantagem. Era justo. O Flamengo atuava mal, desconcentrado e falhando demais em sua retaguarda, erros individuais e coletivos que seu motivado rival soube aproveitar.

O empate rubro-negro no cruzamento rasteiro de Rafinha que Danilo Barcelos desviou igualou o placar antes do intervalo. Injusto. O Vasco merecia sair em vantagem ao final do primeiro tempo, diante de um adversário bem abaixo do seu rendimento habitual. Foi o pior primeiro tempo do Flamengo em muitas partidas e os 2 a 2 eram um belo lucro para o time de Jorge Jesus.

Os erros defensivos persistiram, e pioraram no segundo tempo, o que ficou evidente no terceiro tento, de Marcos Júnior, com falha de Rafinha, perdido na jogada. Era, ainda, um time concentradíssimo e outro inexplicavelmente relaxado. Os 3 a 2 eram, novamente, mais justos pelo que se via até ali.

O pecado do Vasco foi não conseguir reunir a ousadia ofensiva à segurança defensiva. E se a retaguarda rubro-negra ia mal, o ataque não estava abaixo, especialmente Bruno Henrique, um jogador que cresce incrivelmente nesse tipo de peleja. O jogo, animado, com muitos erros e emoção, mostrou que o Flamengo também joga mal e que o Vasco pode fazer bem mais do que lutar contra o rebaixamento. Sim, é possível ter futebol com coragem no Brasil.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fla 4 x 4 Vasco mostra que é possível ter futebol com coragem no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira