Topo

Fla planeja 2020, procura novos "Marí" e fica atento a feras como Cavani

Mauro Cezar Pereira

29/10/2019 12h57

Cavani chega ao Parque dos Príncipes para jogo do PSG: contrato até junho – Foto: Divulgação/PSG

Líder do Campeonato Brasileiro com 10 pontos de vantagem sobre o Palmeiras, o Flamengo já planeja a próxima temporada. E em meio a chegadas e partidas que marcarão os primeiros meses de 2020, o clube pesquisa nomes no mercado, inclusive estrangeiros. A expectativa é encontrar outra solução eficaz e até então desconhecida, como Pablo Marí, e ser bem sucedido em investidas como a feita em Mario Balotelli.

Dirigentes e o Centro de Inteligência e Mercado (CIM) trabalham há aproximadamente mês e meio na busca por nomes que possam reforçar o elenco. O técnico Jorge Jesus obviamente não fala, mas uma das razões pelas quais demora a fazer substituições e não poupa tanto os titulares é a gritante diferença de nível entre eles e vários reservas. O português, na realidade, não confia em alguns suplentes para executar determinadas tarefas.

Zagueiro, volante, meia, centroavante, atacante de lado… Todas essas posições serão alvos do Flamengo no mercado. Com o sucesso de Pablo Marí, adquirido junto ao Manchester City por cerca de €1,6 milhão (R$ 7,1 milhões), o departamento responsável por pesquisar jogadores mira em outros com o mesmo perfil. E há espaço para estrangeiros no elenco devido às recentes saídas de Fernando Uribe e Gustavo Cuellar.

O entendimento no clube é de que 2020 será um ano com muitas convocações para as seleções em jogos oficiais, inclusive com mais uma Copa América. Estimativas rubro-negras dão conta de que o treinador poderá ficar sem alguns atletas por até 20 partidas. "Então, será o ano do elenco. Estamos acreditando que teremos sempre cinco convocados", disse ao blog um dos envolvidos nesse planejamento. "Olhamos o mundo todo", acrescentou.

Além de descobertas como Marí, o Flamengo observa o mercado, atento a grandes nomes do futebol europeu que sejam viáveis em meados de 2020. Negociar com os agentes de Balotelli abriu caminhos e das cinco tentativas internacionais feitas na última janela de contratações, ele foi a única que não fechou com os rubro-negros. O zagueiro espanhol, Rafinha, Gérson e Filipe Luís vieram para o Brasil e estão jogando bem.

Nessa observação, Edinson Cavani, que fará 33 anos em 14 de fevereiro, é possível alvo rubro-negro. O Flamengo vai perguntar, no início do ano, se o uruguaio renovará, ou não, com o Paris Saint Germain (tem contrato até 30 de junho de 2020) e se em seus planos estarão um retorno à América do Sul. Nomes como Diego Costa (fez 31 anos no dia 7) são pouco cotados. Motivo: tem contrato com o Atlético de Madrid até 30 de junho de 2021!

Rafinha e Filipe Luís foram contratados quando seus compromissos com Bayern e Atlético de Madrid, respectivamente, estavam se encerrando. Outros nomes de peso, mas livres, sem multas rescisórias elevadas, são vistos como possíveis em tal cenário. Era o caso de Balotelli: "Se tivéssemos que pagar multa a algum clube, nem tentaríamos", disse um dirigente ao blog, na época da negociação com o italiano. Cavani poderá estar em idêntica situação dentro de meses, caso não renove seu compromisso com o PSG.

Jogador do mercado nacional que tem o nome vinculado ao Flamengo em especulações, Rodrigo Dourado tem contrato com o Internacional até 31 de dezembro de 2020. Lesionado, dificilmente gerará proposta do time carioca de imediato. Motivo: "Não tem minutagem constante, algo fundamental para jogar aqui", disse a mesma pessoa que participa do planejamento para 2020. O volante de 25 anos não atua desde julho, fez somente 17 jogos em 2019 e realizou artroscopia no joelho esquerdo há pouco mais de três semanas. Foi a segunda dele no ano, a anterior aconteceu em maio.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fla planeja 2020, procura novos "Marí" e fica atento a feras como Cavani - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira