Topo

Fla tem mais gols do que São Paulo e Corinthians, finalistas do Paulistão

Mauro Cezar Pereira

26/10/2019 12h57

O Flamengo já tem 116 gols em 2019. Juntos, Corinthians, campeão paulista, e São Paulo, vice, têm 114. Além do time carioca, apenas o Grêmio, com 105 tentos, já chegou à casa da centena. Rivais dos rubro-negros no Rio de Janeiro, Botafogo e Vasco reunidos somam mais do que os paulistanos: 115.

No Campeonato Brasileiro o líder soma 57 tentos, enquanto corintianos e são-paulinos têm a mesma quantidade. Botafoguenses e vascaínos acumularam 50 após 27 rodadas disputadas. Os números da Série A estão detalhados no site FutDados (veja a tabela abaixo).

Reprodução FutDados

Claro que nesse tipo de comparação é preciso considerar os investimentos, o potencial de cada elenco. E evidentemente Botafogo e Vasco estão muito abaixo do Flamengo em tal quesito, o que torna os números mais aceitáveis.

Não é o caso dos dois finalistas do Paulistão. Corinthians e São Paulo abriram os cofres para contratações na temporada, algumas bem grandes. E mesmo assim apresentam sofrível desempenho ofensivo, com poucos gols.

Vágner Love, Gustagol, Mauro Boselli, Alexandre Pato, Pablo, Raniel, sem falar em jovens com potencial ofensivo, como Antony, Pedrinho, e experientes como Daniel Alves. Entre atletas contratados, voltando de empréstimo e da base de cada clube, é muito bom (e subaproveitado) o material humano.

Então o que explica tamanha diferença? Evidentemente o potencial ofensivo do Flamengo faz com que seja natural sua liderança entre os ataques. Mas a distância de corintianos e são-paulinos é grande demais, injustificável. Não tem o menor cabimento o São Paulo apresentar a essa altura do ano o pior ataque da temporada entre os 20 times da Série A.

Mais um exemplo de que no futebol praticado em nosso país impera o jogo defensivo. Fábio Carille, André Jardine, Wagner Mancini, Cuca e agora Fernando Diniz (este ainda sem tempo que justifique avaliação mais ampla) não conseguiram, até aqui, fazer seus ataques funcionarem.

Algo que Jorge Jesus chegou fazendo. Desde os 6 a 1 sobre o Goiás em seu segundo jogo oficial, o primeiro no Maracanã. E aí, professores?

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fla tem mais gols do que São Paulo e Corinthians, finalistas do Paulistão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira