Topo

Em séries invictas de Palmeiras e Fla, números mostram diferenças de estilo

Mauro Cezar Pereira

18/10/2019 21h33

Capitães de Flamengo e Palmeiras se cumprimentam antes do jogo no Maracanã – Foto: Divulgação/CRF

Recentemente, na derrota para o Ceará, após a Copa América, o Palmeiras viu terminar uma série invicta de 23 jogos. Ao bater o Fortaleza por 2 a 1 na quarta-feira, o Flamengo atingiu 13 partidas sem perder. Se continuar tal sequência até o final do Campeonato, o time carioca superará a importante marca que foi registrada pela equipe alviverde.

Mas nos números não há muito em comum. Além de ainda ter muito mais jogos sem derrota, os palmeirenses não apresentavam grandes semelhanças nas estatísticas, o que evidencia a clara diferença de estilos, de propostas de jogo entre Luiz Felipe Scolari, então treinador do campeão brasileiro, e Jorge Jesus, atual técnico dos rubro-negros.

Números do SofaScore mostram que o Palmeiras venceu pouco mais de 73% dos seus jogos (17 em 23) durante sua longa invencibildade. Já o Flamengo tem 92% (12 em 13) de triunfos. Os palmeirenses empataram 26% de seus cotejos (6), os flamenguistas 7% (só não bateu o São Paulo, time que segurou o 0 a 0 no Maracanã).

Consequentemente, o time do Rio de Janeiro possui melhor aproveitamento dos pontos colocados em jogo, 94,8% contra 82,6%, e média de gols feitos maior, 2,30 por peleja contra 1,78. Em tentos sofridos, índices próximos, a equipe de Jesus leva 0,46 e a de Felipão sofria 0,48. Na posse de bola os jogadores do português tem 59% e o o time comandado pelo gaúcho registrava 48%.

Em finalizações, melhor para o grupo de Scolari, 15,4 em média por partida contra 14,8. Nos passes certos, 423 em média observados nos jogos do Flamengo e 310 do Palmeiras, que desarmava mais, 19,2 por partida diante de 16,4 dos rubro-negros. Caso cheguem até a última rodada sem perder, o líder da Série A somará 25 jogos de invencibilidade. Tarefa bem difícil, claro.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Em séries invictas de Palmeiras e Fla, números mostram diferenças de estilo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira