Topo

Preconceito e xenofobia no estádio de futebol. Na Bulgária? Não, no Brasil

Mauro Cezar Pereira

17/10/2019 22h31

Durante a transmissão da partida Santos 2 x 1 Ceará, a repórter Aline Nastari, do Esporte Interativo, relatou uma cena abjeta que testemunhou. Torcedores ofendiam jogadores do time de Fortaleza, incomodados com o comportamento dos visitantes, que estariam fazendo cera para ganhar tempo.

"A situação para os jogadores do Ceará no banco de reservas está bem complicada. A gente sabe que a pressão aqui é grande, mas tem uns torcedores que de certa forma até perderam a mão de forma preconceituosa. Preconceito até racista nas coisas que gritaram", relatou.

E prosseguiu: "E acabaram tirando os jogadores do Ceará até do sério, tanto o Fabinho quanto Thiago Galhardo, dizendo por exemplo que jogador do nível deles tem que jogar no norte. Thiago até respondeu dizendo que eles precisam estudar geografia, o Ceará é do nordeste".

Pressão de torcedores sobre o time que atua fora de casa é normal, mas certos excessos já não cabem mais. Três dias depois de búlgaros fazerem gestos nazistas e direcionarem ofensas racistas a jogadores ingleses em jogo das eliminatórias da Eurocopa, em Sofia, acontece tal cena na Vila Belmiro.

Claro que o ocorrido na Bulgária foi muito mais grave, mas o fato relatado pela repórter mostra como devemos, no Brasil, observar o comportamento das pessoas antes de apontar o dedo para cenas repugnantes que acontecem em outros países. O preconceito e a xenofobia também cercam nossa rotina.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Preconceito e xenofobia no estádio de futebol. Na Bulgária? Não, no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira