Topo

Flu vence o Bahia e os técnicos Marcão e Roger fazem gol contra o racismo

Mauro Cezar Pereira

12/10/2019 21h32

Roger Machado e Marcão se abraçam antes do jogo entre Fluminense e Bahia: #chegadepreconceito

Nos cinco últimos jogos o Fluminense não perdeu, venceu três, empatou dois, somou 11 pontos em 15 possíveis e se afastou da zona do rebaixamento. Apenas um desses pontos não teve Marcão como técnico, o do 1 a 1 diante do Santos, última aparição de Oswaldo de Oliveira.

Leia também: Fluminense vence Bahia por 2 a 0

O velho ídolo das Laranjeiras é um dos dois técnicos negros do Campeonato Brasileiro. O outro é Roger Machado, adversário do time carioca na rodada, comandando o Bahia. O encontro de treinadores dos dois tricolores marcou um importante momento na luta contra o racismo.

Os dois vestiram a camisa do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, responsável pela ação, com a hashtag #chegadepreconceito. Desde 2014, a organização monitora e divulga casos de racismo e no futebol brasileiro, além de promover ações como a deste sábado.

Em campo o Fluminense abriu 2 a 0 no primeiro tempo. Com duas substituições, Roger Machado mudou radicalmente o comportamento do Bahia, que passou a dominar a partida. Esbarrou em chances desperdiçadas e no goleiro Muriel.

Já Marcão melhorou o desempenho de seu time, como a tabela deixa claro (saiu da zona de rebaixamento para o 13° lugar), e não jogou fora o que herdou. Nos minutos finais, quando o Bahia pressionava para tentar roubar a bola perto da área, o time carioca saia jogando com calma e organização, como passou a fazer após a chegada de Fernando Diniz, hoje no São Paulo.

Ao final, três pontos para o Fluminense no campeonato e muitos outros para todos os que repelem o racismo. Em especial Roger e Marcão, personagens de seus times neste ano e especialmente no encontro de sábado no Maracanã.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Flu vence o Bahia e os técnicos Marcão e Roger fazem gol contra o racismo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira