Topo

Cruzeiro mergulha na crise, mas time dava sinais de declínio ha tempos

Mauro Cezar Pereira

10/09/2019 00h34

Jogadores do Grêmio comemoram nos 4 a 1 sobre o Cruzeiro — Foto: Divulgação/João Guilherme/GFBPA

Bicampeão da Copa do Brasil e bicampeão mineiro, o Cruzeiro era o time mais elogiado no começo de 2019, quando, na Copa Libertadores, fazia segura campanha. Mas o grupo era dos mais fáceis e o time, aos poucos, mostrou que perdia seu fôlego.

A final estadual contra o Atlético, que, em crise, trocava de técnico, foi definida pela intervenção do VAR. Com reservas, a equipe perdeu na rodada derradeira da fase fase de grupos. O algoz na competição internacional foi o Emelec, clube equatoriano que adiante seria eliminado pelo Flamengo.

O time celeste escapou de perder para o Fluminense na Copa do Brasil, no Maracanã, quando foi pressionadíssimo. Dias depois, em reencontro no mesmo estádio, levou 4 a 1 em jogo pelo Campeonato Brasileiro, placar que o Internacional também aplicou.

No reencontro com os tricolores pelo mata-mata, sofreu empate no instante final e avançou nos pênaltis. Detalhe: o Fluminense tinha vários meninos em campo, até garotos de 16, 17 anos, quando chegou aos 2 a 2.

Derrotar rivais nos pênaltis vinha sendo comum para o Cruzeiro na Copa do Brasil. Foi assim que passou pelo Grêmio nas semifinais de 2017 e superou o Flamengo na decisão daquele ano. Também assim passou pelo Santos nas quartas-de-final em 2018.

Mas Fábio não pode salvar o time sempre. Assim, o River Plate eliminou o time mineiro, em disputa de penalidades, da Libertadores deste ano. Na Copa do Brasil nem aos pênaltis o Cruzeiro chegou, batido pelo Inter por 4 a 0 no placar agregado. Domingo foi a vez do Grêmio, que fez 4 a 1 pela Série A.

Em 2019 foram 21 vitórias cruzeirenses, 11 no campeonato mineiro – Reprodução FutDados

O Cruzeiro soma 21 vitórias em 2019. Contudo, 11 foram no campeonato mineiro, que representou apenas um terço dos 48 jogos até aqui disputados na temporada — clique aqui e confira os números completos no site FutDados.

O desastre administrativo vinha se desenhando há tempos e os balanços anuais o sinalizavam. E em campo o time fraquejava, mas poucos percebiam, distraídos pelos avanços nos torneios de mata-mata, mesmo que aos trancos e barrancos. Agora a verdade está clara, cristalina.

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cruzeiro mergulha na crise, mas time dava sinais de declínio ha tempos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira