Topo

CBF quer dar visibilidade a times brasileiros lá fora. Mas e o calendário?

Mauro Cezar Pereira

06/09/2019 04h00

O secretário-geral da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Walter Feldman, disse quarta-feira na "Brasil Futebol Expo", um evento organizado pela própria entidade, ser inaceitável que os grandes clubes brasileiros não sejam reconhecidos no exterior. Segundo o dirigente, a Confederação quer elevar o nível do futebol jogado no país e vender direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para o exterior.

A iniciativa é necessária e tardia, mas não basta. Faltam boas partidas em quantidade, estádios cheios com maior frequência, atrativos. E se os clubes daqui não são identificados lá fora, e realmente não são como poderiam, é, entre outras razões, devido ao calendário da CBF. No passado, times brasileiros eram presença constante em torneios de pré-temporada na Europa, com boas quotas e visibilidade. Hoje isso é impossível.

E o calendário é apertado por causa dos quatro meses dedicados aos campeonatos estaduais. Estaria a entidade disposta a encurtá-los? Isso desagradaria as Federações, naturalmente. E o colégio eleitoral que elege o presidente da CBF é por elas formado. Há mais de quatro anos e meio na função, Feldman chegou ao cargo quando a presidência ainda era ocupada por Marco Polo Del Nero, que foi banido do futebol pela Fifa.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

CBF quer dar visibilidade a times brasileiros lá fora. Mas e o calendário? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira