Topo

Imposição do Athletico deixa Grêmio sem a bola e leva Furacão à final

Mauro Cezar Pereira

04/09/2019 22h26

A classificação do Athletico para a final da Copa do Brasil pela segunda vez na história (foi vice-campeão em 2013, ao perder para o Flamengo na decisão) foi arrancada com ótima utilização do mando de campo, intensidade e imposição. Diante de um Grêmio fragilizado, os rubro-negros tomaram conta do jogo, alcançaram a diferença mínima necessária (2 a 0) e levaram a vaga na disputa de pênaltis, mais uma vez. Triunfo maiúsculo de um clube que segue dando passos para se firmar entre os principais do país.

O Athetico tinha problemas, baixas, mas soube aproveitar os desfalques fundamentais do Grêmio: Maicon e Éverton Cebolinha. Sem o homem que dita o ritmo e o atacante que decide e tira coelhos da cartola, era um time gremista bem diferente. Não por acaso teve seu pior índice de posse de bola no ano, 30,6%, segundo o Footstats. E isso não se deve à expulsão de Kannemann, aos 14 minutos do segundo tempo, pois já na primeira etapa os comandados de Renato Portaluppi tiveram a pelota por apenas 31,4% do tempo.

Com Leonardo fora de campo, em atendimento, o Athletico fez a jogada do primeiro gol, marcado por  Nikão. Marco Ruben ampliou já no segundo tempo, quando o time da casa explorava a fragilidade do lado direito da defesa tricolor, com Rafael Galhardo entrando em lugar do titular, que saíra lesionado.

O Grêmio, na semana passada, pela Libertadores, ao virar o placar abriu mão da bola, a entregou ao Palmeiras, ciente de que seu adversário não saberia o que fazer com ela. Funcionou a estratégia. Desta vez não foi por opção que não a teve, mas pela imposição atleticana.

Times como o campeão da Libertadores 2017 se defendem permanecendo com a bola, quando trocam míseros 130 passes certos em um jogo inteiro, sofrem. Jogar fechado, encolhido, não é sua característica. Mesmo assim sustentou o 0 a 2 que levou aos penais, com triunfo rubro-negro e reclamam, com razão, pênalti de Wellington, mão na bola, aos quatro minutos. O árbitro Wagner do Nascimento Magalhães nada marcou, foi alertado pelo VAR, correu até o monitor à beira do campo, mas manteve sua decisão de não assinalar a penalidade máxima contra o time curitibano.

Foi apenas a segunda vitória do Athletico nos 90 minutos nesta Copa do Brasil. O campeão da Sul-americana estrou empatand sem gols com o Fortaleza, no Ceará, bateu o time nordestino em Curitiba por 1 a 0, empatou duas vezes com o Flamengo por 1 a 1, derrotando o time carioca nos pênaltis, perdeu para o Grêmio por 2 a 0 em Porto Alegre, devolveu o placar em Curitiba e, novamente nos penais, superou a equipe gaúcha. Em suma, com bola rolando foram duas vitórias, três empates e uma derrota. O bastante para nova decisão!

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Imposição do Athletico deixa Grêmio sem a bola e leva Furacão à final - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira