Topo

Resultado excelente para o Palmeiras em jogo ruim para quem assistiu

Mauro Cezar Pereira

21/08/2019 01h20

Gustavo Scarpa acertou um verdadeiro petardo para marcar o gol único do jogo – Foto: Divulgação/SEP

A vitória do Palmeira sobre o Grêmio por 1 a 0 foi justa. Sim, justa porque o campeão brasileiro se propôs a fazer aquilo que sabe sob a batuta de Luiz Felipe Scolari. Pouca posse de bola, dessa vez errando 39% dos passes no primeiro tempo, quando fez o gol, segundo as estatísticas do SofaScore, e 23% pelos números do Footstats.

Em suma, índice elevado, não importa quem meça. Com a vantagem no placar, como em tantas ocasiões, o time que não vira jogo, tampouco toma virada, manteve a estratégia defensiva, com escapadas perigosas, mas que não ampliaram o placar. É o que faz o Palmeiras de Felipão.

E o Grêmio de Renato Gaúcho Portaluppi? É reconhecidamente um time com muita posse de bola, triangulações, paciência na busca por um espaço na defesa adversária, e uma arma importante para intensificar seu poderio ofensivo quando necessário: Everton Cebolinha.

Contudo, nesta noite, o campeão gaúcho teve atuação sofrível, previsível e insistiu, inexplicavelmente, nas jogadas pelo centro da defesa alviverde, sem sucesso. O próprio atacante jogou se movimentando por diversos setores e mais centralizado, não pela ponta-esquerda, onde costuma desequilibrar (veja mapas de calor do ESPN/TruMedia, abaixo).

Fonte: ESPN/TruMedia

Desnecessário dizer que o resultado foi excelente para o Palmeiras. Necessário dizer que o jogo foi fraco, muito ruim, frustrante em se tratando de uma fase decisiva do principal torneio da América do Sul, duelo protagonizado por dois dos mais caros e qualificados elencos do continente.

Caberá ao Grêmio jogar o futebol que sabe terça-feira que vem, no Pacaembu, sendo menos previsível e mais impetuoso, não caindo tão facilmente na armadilha palmeirenses. Quanto ao time paulista, enquanto estiver em vantagem no placar agregado, dificilmente sairá de sua estratégia, a única que tem e funcionou em Porto Alegre.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Resultado excelente para o Palmeiras em jogo ruim para quem assistiu - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira