Topo

Grêmio, Bahia, Inter, Palmeiras, Athletico e Fla: como os times voltaram

Mauro Cezar Pereira

11/07/2019 01h24

Gilberto comemora o gol de empate do Bahia diante do Grêmio, em Porto Alegre – Foto: divulgação/Bahia

A Copa do Brasil decretou a volta do futebol dos clubes três dias depois do encerramento da Copa América. Grêmio 1 x 1 Bahia, Palmeiras 1 x 0 Internacional e Athletico 1 x 1 Flamengo foram os jogos que marcaram o retorno dos times após quase um mês de inatividade. No geral, altos e baixos após promessas de alguns treinadores de que suas equipes melhorariam após a parada forçada devido ao torneio de seleções.

Em Porto Alegre, o Bahia voltou a mostrar organização e capacidade de sair em velocidade e ameaçar o adversário, especialmente no segundo tempo. Arthur foi destaque e não fosse o acabamento equivocado em alguns lances, o time poderia voltar a Salvador com uma vitória sobre o Grêmio, que abriu o placar com Everton Cebolinha, de pênalti. Gilberto deu números finais: 1 a 1.

O Palmeiras chegou à 11ª vitória seguida por diferentes competições. Voltou igual, fortíssimo na defesa e competitivo. Mas pode melhorar. E o faria se vencesse por mais de um gol, como o próprio técnico Luiz Felipe Scolari deu a entender após a vitória pela contagem mínima sobre o Internacional que, de novo, mostrou pouco repertório ofensivo. Falta força atuando fora de casa.

Zé Rafael marcou o único gol do Palmeiras sobre o Internacional, que teve Guerrero – Foto: divulgação/Palmeiras

Em Curitiba, a esperada estreia de Jorge Jesus teve domínio do Athletico no primeiro tempo. Faltou competência nos arremates ao time paranaense, que por isso não venceu. E foi prejudicado pela não expulsão do goleiro Diego Alves, que pegou a bola fora da área com as mãos, impedindo jogada de grande perigo para o Flamengo. O técnico português mexeu, mais de uma vez, no time, que melhorou no segundo tempo.

Bahia e Grêmio mostraram algo próximo do estágio anterior à Copa América. Mas o time nordestino, com reforços, parece ter o que melhorar, enquanto os gremistas seguem com dificuldades para reencontrar o melhor futebol. Ao mesmo tempo seguem os comentários sobre quando será o último jogo de Everton, que ainda não recebeu proposta oficial, embora grandes clubes europeus estejam de olho nele desde 2018.

Arrascaeta deixou Gabigol diante do goleiro Santos – Foto: divulgação/Alexandre Vidal/Flamengo

No duelo contra o Inter, o que se viu foi um Palmeiras já conhecido, mas que deveria pensar não apenas na manutenção do que vem fazendo, e sim em melhorar. Um apetite maior por gols seria algo positivo. Fosse assim talvez saísse de campo com uma vantagem maior para o cotejo de volta, em Porto Alegre. O time colorado mostrou as mesmas deficiências atuando fora do Beira Rio, com pobre repertório ofensivo.

O Athletico tinha desfalques importantes, mesmo assim encurralou o Flamengo em boa parte da peleja. A má pontaria comprometeu a atuação do campeão da Copa Sul-americana. No Flamengo, foi apenas o primeiro jogo com Jorge Jesus. O inquieto treinador mexeu no time, inclusive com substituições, corrigiu erros e saiu insatisfeito com o empate, embora o resultado tenha sido altamente lucrativo para ele.

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Grêmio, Bahia, Inter, Palmeiras, Athletico e Fla: como os times voltaram - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira