Topo

No "Estadual de seleções", Brasil tem mais a perder, Messi muito a ganhar

Mauro Cezar Pereira

02/07/2019 04h00

O técnico Tite, que pode ter o futuro definido neste jogo: ao fundo, Messi – Foto divulgação CBF

Cenário 1: vitória do Brasil logo mais em Belo Horizonte: alivio para Tite e seus jogadores, festa brasileira por eliminar o rival e ampliar o jejum da Argentina sem títulos, que vem desde 1993.

Cenário 2: triunfo argentino no Mineirão. Euforia albiceleste por conseguir desclassificar o anfitrião da Copa América, chance de encerrar a longa sequência de 26 anos sem um troféu sequer.

Uma das duas situações será conhecida em horas. O Brasil tem mais a perder se for eliminado por uma Argentina que nem técnico efetivado tem e chegou até aqui aos trancos e barrancos.

Os argentinos não ficarão tão constrangidos se batidos, não só por sua própria bagunça, mas por estar fora de casa e os brasileiros em seus domínios. Se não for goleada, cai com ferimentos leves.

Tite sabe que as chances de cair, de perder o cargo, serão grandes em caso de eliminação. Precisa avançar para ganhar fôlego e seguir seu trabalho que vive o mais difícil momento na seleção.

Messi tem muito a ganhar. Contestado por conta dos títulos que não consegue dar à Argentina, o camisa 10 pode encontrar a redenção jogando bem e decidindo para sua equipe na casa rival.

A Copa América é fraca tecnicamente e sua importância discutível para seleções do porte de Brasil e Argentina. Mas como os Estaduais, a derrota no clássico pode pesar absurdamente.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

No "Estadual de seleções", Brasil tem mais a perder, Messi muito a ganhar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira