VAR consumiu 43 minutos de futebol na fase de grupos da Copa América
Mauro Cezar Pereira
27/06/2019 04h00
O VAR foi utilizado em 13 dos 18 jogos da fase de grupos da Copa América
O VAR (sigla em inglês para Video Assistant Referee) consumiu quase 43 minutos nos 18 jogos da fase de grupos na Copa América. Como o vídeo foi utilizado 13 partidas, a média foi de aproximadamente três minutos e meio. São 19 intervenções até aqui no certame da Conmebol, o que derruba a média para algo próximo a dois minutos e meio por utilização do recurso.
Foram duas vezes em oito pelejas: Uruguai x Equador, Venezuela x Peru, Brasil x Bolívia, Bolívia x Peru, Brasil x Venezuela, Colômbia x Catar, Colômbia x Paraguai, Equador x Japão. O VAR entrou em ação três vezes em Paraguai x Catar e quatro na goleada do Brasil sobre o Peru.
O levantamento é do jornalista e administrador esportivo Alexandre Siqueira — @ssicca1 no Twitter. Ele está acompanhando e registrando cada decisão dos árbitros com utilização do VAR na competição.
Sobre o autor
Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.
Sobre o blog
Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.