Topo

Neymar quer o Barcelona? Mas o Barça ainda o quer? Imprensa catalã endoida

Mauro Cezar Pereira

19/06/2019 18h12

As primeiras páginas de Mundo Deportivo e Sport na quarta-feira: Neymar é manchete óbvia

A primeira página do diário catalão Mundo Deportivo desta quarta-feira trouxe uma afirmação de Neymar, mesmo que sem confirmação do mesmo: "Eu não quero mais jogar aqui, quero voltar para minha casa, de onde nunca deveria ter saído", teria dito o jogador a pessoas do seu staff. O outro jornal esportivo da região, o Sport, sentencia que o vestiário (leia-se os demais jogadores) diz "sim" à volta do brasileiro. Se depender das manchetes, tudo resolvido!

Ambas as publicações são versões dos madrilenhos Marca e AS, voltados ao Real Madrid. Suas manchetes, invariavelmente, tratam dos dois maiores clube da capital, como as capas dos dois periódicos  sediados na Catalunha destacam o Barça. Forçadas de barra não são raras na imprensa espanhola voltada prioritariamente aos dois gigantes. Em suma, para Mundo Deportivo e Sport, alimentar a ideia da volta de Neymar é muito interessante.

Já a TV3, trouxe informações muito diferentes do que os impressos vêm apresentando. É a principal emissora da catalunha, seguindo a tradição espanhola dos canais públicos — como eram a TVE e a TV Cultura em seus melhores dias, só que com mais audiência. "Alguns canais são muito fortes e com grande orçamento, caso da TV3 na Cataluña, EITB no País Basco e TVGa, da Galicia", explica o jornalista brasileiro Fernando Kallas, que vive em Madri.

Matéria da TV3, no site da emissora, assegura que o Barcelona não quer Neymar

Pois a TV3, que não sustenta sua programação em cima de um time de futebol, informou que Neymar não é, hoje, uma opção para o Barcelona. Acrescenta que nos últimos meses houve várias abordagens para testar a viabilidade de um possível retorno ao Camp Nou, mas que o nome do brasileiro não está na mesa como opção. A forma como saiu de lá, a batalha judicial, as lesões dos últimos meses e os problemas fora do campo explicariam o posicionamento.

A emissora destaca, ainda, que para ter Neymar de volta seria necessário um elevado investimento, e a prioridade para reforçar o ataque do Barcelona continuaria sendo o francês campeão mundial Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, ao custo de 120 milhões de euros. O brasileiro foi vendido ao Paris Saint Germain por €222 milhões, há 22 meses. Seguindo um raciocínio minimamente lógico, faz todo sentido o que relata a TV3.

Mas o vazamento de "informações" é pesado. E deverá prosseguir. As manchetes dos jornais esportivos da Catalunha parecem garantidas. Pelo menos por mais alguns dias, semanas. Até que o futuro de Neymar seja realmente definido. Enquanto isso, surgirão frases do jogador, supostos comentários de ex-companheiros, enquetes com torcedores, lembranças do trio MSN com Messi e Súarez. O negócio, agora, é alimentar essa história.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Neymar quer o Barcelona? Mas o Barça ainda o quer? Imprensa catalã endoida - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira