Topo

A vitória do melhor técnico do mundo também é a vitória do futebol

Mauro Cezar Pereira

12/05/2019 13h44

Pep Guardiola levou o Manchester City ao inédito bicampeonato inglês

Pep Guardiola não é apenas um treinador de futebol, mas alguém que busca incansavelmente a excelência. Em sua terceira temporada na Inglaterra leva o Manchester City ao inédito bicampeonato.

Foram 98 pontos ganhos, segunda maior marca na história da Premier League, abaixo apenas da que eles mesmos estabeleceram no certame anterior, quando atingiram a inédita casa da centena.

Guardiola é o treinador que se transforma e aos seus times. Aprimoramento constante, rigor máximo na busca pela qualidade com competitividade, alguém para quem vencer não é o bastante.

É preciso vencer e vencer bem, é necessário vencer e merecer. E o título deste campeonato inglês é muito merecido, ainda mais por duelar, e superar, o incrível Liverpool do brilhante Jürgen Klopp.

Detratores, claro, todos os gênios os têm; dirão que não conquistou a Champions League. Verdade, eliminado pelo Tottenham por um detalhe, com direito a interferência, justa, do VAR etc.

Mas e daí? Uma desclassificação dramática, por centímetros, não anula o (muito) de bom feito em uma temporada inteira. Que teve ainda a conquista da Copa da Liga e sequer acabou.

O Manchester City vai disputar a final da FA Cup, a Copa da Inglaterra, a mais antiga competição do futebol. Se derrotar o Watford, terá os três troféus possíveis no país ao mesmo tempo.

Guardiola e seus atletas ainda estão em busca desse feito, que se alcançado, será mais um fato inédito, como o bicampeonato nacional que os Citizens jamais haviam conquistado.

A vitória de Guardiola representa o triunfo do trabalho, da obsessão pelo melhor, da busca pelo que mais se aproximar da perfeição. A vitória melhor técnico do mundo também é a vitória do futebol.

Pep Guardiola nas Ligas
10 campeonatos, 8 títulos:
2009 Barcelona (87)

2010 Barcelona (99)

2011 Barcelona (96)

2014 Bayern (90)

2015 Bayern (79)

2016 Bayern (85)

2018 Manchester City (100)

2019 Manchester City (98)

* entre parênteses o número de pontos
Obs: não disputou em 2013, seu ano sabático. Perdeu somente dois campeonatos, vice espanhol em 2012, com o Real Madrid campeão; e terceiro na Inglaterra em 2017, quando o título foi do Chelsea.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

A vitória do melhor técnico do mundo também é a vitória do futebol - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira