Fla tenta despistar, fala em dar prioridade à final com Vasco, mas mira LDU
Mauro Cezar Pereira
17/04/2019 04h00
Gabigol e Everton Ribeiro comemoram gol na vitória sobre a LDU: Flamengo reencontrará time equatoriano
No dia seguinte à vitória sobre o Vasco por 2 a 0, que colocou o Flamengo próximo do título carioca, surgiu a versão de que a prioridade será dada ao jogo de volta da final estadual, domingo, no Maracanã. Com isso, a importantíssima partida pela Libertadores, três dias depois, em Quito, frente à LDU, só entraria na pauta na segunda-feira, ou seja, depois da decisão doméstica com o velho rival.
Na verdade o vazamento desse suposto planejamento faz parte de uma estratégia que tem o objetivo de evitar a sensação de que os rubro-negros já consideram resolvida a decisão contra os vascaínos. O Flamengo já vem observando o time equatoriano há tempos, inclusive enviou um auxiliar para acompanhar, in loco, duas partidas do time equatoriano, uma delas em Montevidéu, frente ao Peñarol.
A ideia é , por enquanto, evitar falar na peleja de quarta-feira, já que antes há o jogo de domingo. O receio é de que o Flamengo pareça mais preocupado com a partida pelo certame internacional do que com o Vasco, algo que poderia ser interpretado como soberba, ou "já ganhou". Enquanto isso, o departamento de futebol se aprofunda na preparação voltada ao jogo frente à LDU, que vale a passagem para as oitavas.
Os profissionais de preparação física e de fisiologia já reúnem, inclusive, todos os dados dos atletas sobre os efeitos da altitude, acompanhados pela área médica. Quito fica a 2.850 metros do nível do mar. Nesta Libertadores, o Flamengo já atuou em cidade ainda mais alta, Oruro, na Bolívia, a 3.735 metros, frente ao San José. Portanto, o clube tem registros específicos recentes de cada jogador em tal situação.
Sobre o autor
Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.
Sobre o blog
Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.