Topo

Na vitória do Flamengo, o que foi mais constrangedor, Vasco ou VAR?

Mauro Cezar Pereira

14/04/2019 23h20

Os méritos da vitória do Flamengo foram evidentes. Poderia, e deveria, ser por mais do que os 2 a 0 com um gol amputado pelo VAR. Incrível, a equipe de arbitragem (apitou Rodrigo Nunes de Sá, tendo como assistentes Silbert Sisquim e Thiago Farinha. Na sala de vídeo, Rodrigo Carvalhães) conseguiu anular um gol legal com auxílio das imagens. E depois o equipamento pifou. Isso, mesmo, parou de funcionar. A reta final do clássico decisivo do campeonato carioca foi sem o árbitro de vídeo.

O gol mal anulado de Bruno Henrique, que não fosse pelo erro dos mediadores teria deixado o campo como autor de três, foi aos 25 minutos da etapa final. Com 30 o VAR saiu do ar. Ou seja, por cinco minutos o Flamengo teria vencido por mais um tento, pois o homem do apito não poderia ser induzido a cometer o erro sem ser acionado pelos seu assistente de olho nos monitores de TV. Situação inverossímil e desequilíbrio na utilização de um recurso que só existe para equilibrar as decisões.

Perfil da Federação de Futebol do Rio informou durante o 2º tempo: VAR saiu do ar

Assim, tivemos uma decisão, que teve 75 minutos com a interferência da arbitragem de vídeo e os 15 derradeiros sem ele. Diferentes tratamentos dados a fragmentos distintos de uma peleja futebolística. E estamos falando de uma final! Independentemente disso, a vantagem do Flamengo se apresentou naturalmente ante a diferença abissal entre os elencos, somada à falta de repertório do Vasco, um time inofensivo, incapaz de assustar.

O Flamengo tem a obrigação de ser campeão e foi bem no segundo tempo, pois antes do intervalo, ante um rival que apenas se defendia, só conseguiu finalizar na direção do gol uma vez, no último lance dos 45 minutos iniciais. Na etapa complementar, se impôs, especialmente após abrir o placar. Os rubro-negros terão que errar como nunca para perder a taça. E o Vasco se mostra sem rumo, a 12 dias de começar o Brasileirão.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Na vitória do Flamengo, o que foi mais constrangedor, Vasco ou VAR? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira