Topo

O time brasileiro que marca um gol e não recua para se defender: faz outros

Mauro Cezar Pereira

15/03/2019 18h00

Posse de bola (69%), passes (534 certos) e finalizações (23, 11 na direção do gol). Se há maneiras e maneiras de se bater um time mais fraco, o Athletico Paranaense escolheu esta para massacrar o Jorge Wilstermann em Curitiba: 4 a 0 com arremates feitos e tentos marcados em jogadas de velocidade, trocando passes, de diferentes maneiras.

O time boliviano havia segurado o Boca Juniors no empate da primeira rodada na altitude (2.560 metros) de Cochambamba. Longe dela, foi transformado em presa fácil pelo campeão da Copa Sul-americana, que, após algumas baixas, já se recompôs com novidades. Caso dos argentinos Marco Rúben e Tomás Andrade, autores dos dois primeiros gols.

 

Quase metade dos arremates na noite de quinta-feira foram de fora da área. O Athletico já é o time que mais finaliza na Libertadores até aqui, 31 vezes em dois jogos, 15,5 de média. Só para dar uma ideia, os brasileiros mais próximos são o Grêmio, que tem 14, e Internacional, somando 10,5 chutes e cabeçadas por peleja, segundo os números do Footstats.

Mesmo perdendo Raphael Veiga e Pablo, fundamentais na campanha de 2018, o Furacão parece que soube se recompor. A bem sucedida proposta de jogo continua viva, com um time capaz de ter posse de bola e usar a velocidade dentro da mesma partida. E sem a obsessão de tantos treinadores brasileiros pelo recuo para garantir o placar. Esse Athletico vai lá e o amplia.

Dia 2 de abril, terça-feira, às 21h30, a Arena da Baixada receberá a visita do vice-campeão da Libertadores passada. O Boca Juniors de Gustavo Alfaro fez um bom jogo nos 3 a 0 sobre o Tolima, terça-feira, em Buenos Aires. O duelo entre os dois melhores times do grupo G é interessante atração que a competição nos reserva na briga pela liderança.

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

O time brasileiro que marca um gol e não recua para se defender: faz outros - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira