Topo

Reservas? Felipão usou Palmeiras misto no Brasileiro e iludiu a quase todos

Mauro Cezar Pereira

09/03/2019 10h48

Luiz Felipe Scolari foi extremamente perspicaz em 2018, quando voltou ao Palmeiras com a missão de levar o time ao título da Libertadores. Tendo a Copa do Brasil como segunda opção e o Campeonato Brasileiro relegado a plano secundário, devido à má posição no certame, o que provocou a demissão de Roger Machado, Felipão elegeu os titulares para os mata-mata. E um time B destinado à Série A. Mas na prática o experiente treinador jamais foi a campo só com suplentes, ao contrário, os titulares foram muito acionados.

Escalação do Palmeiras diante do Colo-Colo em partida pela Copa Libertadores de 2018

Foram 15 partidas nessa situação no Brasileirão até o Palmeiras ser eliminado dos dois torneios eliminatórios. Os 11 donos das posições, que iam preferencialmente a campo na Libertadores e Copa do Brasil, eram Weverton; Mayke, Antônio Carlos, Edu Dracena e Diogo Barbosa; Thiago Santos, Bruno Henrique e Moisés; Willian, Dudu e Borja. Instituída tal estratégia, todos entraram em campo de quatro a 12 vezes nos 15 jogos dos chamados "reservas" no Brasileiro até o time deixar as duas outras competições.

O goleiro Weverton só não iniciou quatro pelejas (Atlético Paranaense, Sport, Cruzeiro e Grêmio). Os meio-campistas Thiago Santos, Bruno Henrique e Moisés se distribuíram nos jogos com pelo menos uma dezena de aparições cada. E o astro do time, Dudu, começou quase a metade das 15 partidas entre os 11, saindo do banco em três ocasiões. Como no Recife, quando entrou no meio do jogo, assim como Willian, e em jogada dos dois se chagou à vitória sobre o rubro-negro pernambucano na Ilha do Retiro.

A estratégia de Felipão

Titulares do Palmeiras nos 15 jogos dos "reservas" no Brasileirão 2018

  • Weverton 11 jogos (11 titular)
  • Mayke 11 jogos (7 titular)
  • Antônio Carlos 5 jogos (4 titular)
  • Edu Dracena 4 jogos (4 titular)
  • Diogo Barbosa 5 jogos (2 titular)
  • Thiago Santos 10 jogos (10 titular)
  • Bruno Henrique 12 jogos (7 titular)
  • Moisés 12 jogos (6 titular)
  • Willian 12 jogos (5 titular)
  • Dudu 10 jogos (7 titular)
  • Borja 6 jogos (6 titular)

 

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Reservas? Felipão usou Palmeiras misto no Brasileiro e iludiu a quase todos - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira