Topo

Conheça os rivais do Palmeiras na fase de grupos da Libertadores 2019

Mauro Cezar Pereira

05/03/2019 19h15

Rivais do Palmeiras no Grupo F: Junior de Barranquilla, San Lorenzo e Melgar

por Joza Novalis*

Junior Barranquilla

É uma equipe que hoje sobra na Colômbia, onde joga o melhor futebol disparado. Projeto é de crescimento e conquistas em curto e médio prazos. O elenco atual está bem de acordo com tal pretensão. Mas se o projeto do clube mostra ambição em várias frentes, o que também se converte em pressão para uma boa campanha na Libertadores 2019. O mínimo seria chegar às oitavas de final. Para o Junior, as disputas pelas vagas o Grupo F se resumem a três equipes lutando por apenas uma. Isto porque a outra uma das vagas tem de ficar em Barranquilla. É a mentalidade no clube e na cidade. A ideia não é lutar pela primeira posição, pois desta forma reduz-se consideravelmente a chance de eliminação.

Assim como na temporada anterior, a equipe de Baranquilla tenta imprimir uma postura agressiva em todas as partidas; protagonismo permeado pela ideia de sempre vencer seus rivais. Esta é a proposta, se ela se concretizará sempre é outra história. A forma de expressar esta postura é sempre chegar ao arco rival através do toque de bola, da pausa e aceleração que ocorrem de acordo com a apropriação dos espaços por parte de seus homens de meio e um ou outro lateral.  A bola em geral circula pelo chão, através de passes curtos ou de lançamentos do principal articulador, que é o volante Victor Cantillo.

O esquema principal é o 4-2-3-1, com um volante marcador e com um segundo de extrema criatividade, que é Cantillo. Na Libertadores anterior ele teve a melhor média de bolas roubadas, com 10,5 por partida. Esta marca é tão impressionante que foi incomparavelmente superior a de Leonardo Pico, bom primeiro volante e jogador a quem cabia a responsabilidade de dar o combate e tomar a bola do rival. Em outras palavras, é um segundo volante que marca como um camisa 5 e que arma sua equipe quase como um clássico número 10.  E tudo isso, diriam os mais antigos, sem "sujar o calção".

Vice-campeão da Copa Sul-americana, o Junior de Barranquilla caiu no grupo do Palmeiras pelo segundo ano seguido na Libertadores

A linha de três à frente dos volantes pode ser um termômetro do sucesso ou fracasso da equipe. Na temporada anterior, possuía muita mobilidade, mas atualmente registra múltiplas faces. São muitos jogadores que podem compor o setor, alguns deles com características bem opostas. Contra o Santa Fé, Luís Díaz Sambueza e Torres estiveram em campo. Mas esses nomes não foram os mesmos em nenhuma outra partida em 2019. Além disso, nota-se uma variação no esquema que por vezes apresenta formações como 4-1-4-1, 4-4-2, 3-4-3 e 3-5-2, além do já tradicional 4-2-3-1 da temporada anterior.

As novidades ocorrem por duas razões., a presença do técnico Luís Fernando Suárez e a chegada de alguns reforços. O treinador assumiu com a proposta de modificar o mínimo possível o que já estava funcionando bem no trabalho do seu antecessor, Julio Comesaña. Mas o novo comandante percebeu que precisava variar muito a equipe com o objetivo de se tornar menos previsível para os rivais e para marcar um maior número de gols. Para tanto, conta com reforços de peso, como o meia chileno Matías Fernández e o argentino Fabián Sambueza. Ambos são meias de organização e chegam com a obrigação de dividir com Cantillo a responsabilidade pela geração do jogo criativo. São jogadores com bom passe, leitura de jogo e chegada à área.

Assim como na temporada passada o Junior tem pecado muito nas soluções das jogadas. Isto quer dizer que a produção da equipe é muito relevante para a quantidade modesta de gols que ela tem feito. Nisto, o técnico Suárez, tem insistido que a equipe precisa simplifica o jogo em prol de melhores resultados. Desde que assumiu o comando do Tubarão de Barranquilla, Suárez detectou que sua equipe precisa ser mais flexível quanto ao entendimento do jogo que pratica. É preciso simplificar, modificar e, sobretudo, arrematar mais para o arco rival. Já se questiona a titularidade de Teo Gutiérez,  que já foi parar no banco em alguns jogos. Mas o resultado não foi dos melhores com a entrada de Luís Carlos Ruíz. A equipe colombiana tem ao menos dois bons jogadores para quase todas as posições, mas não dispõe de um suplente à altura para Cantillo e um reserva ou até um titular para a camisa nove.

Às vezes o jogo do Junior peca por excesso de lateralidade, que em geral ocorre em virtude do toque de bola improdutivo. Mas no caso específico o problema também acontece por parcimônia e dificuldades de entender os momentos certos de aceleração e desaceleração do jogo. Quando isto acontece, fica claro que os rivais do Verdão não dispõem de um líder em campo, que seja capaz de evitar que a modorra comande a musculatura, movimentos e ações de boa parte dos jogadores. Também é perceptível certa arrogância, que vem da forte convicção de que a superação do rival pode e deve acontecer a qualquer momento. Mas paradoxalmente esta postura em regra conduz para os problemas já citados acima: da parcimônia e do jogo improdutivo que não leva a nada. Só que este problema pode até aparecer em duelos contra o Melgar, mas dificilmente vai nos confrontos contra o Palmeiras, quando deve manter maior concentração, ciente de que não pode errar.

O déficit físico da equipe colombiana pode ser uma vantagem para os palmeirenses, porque fragiliza dois pontos da equipe. Seus novos reforços, como Sambueza e Fernández realmente mudam um jogo, mas eles não estão bem fisicamente. Outro que não está bem é Luís Díaz, o extremo canhoto que esteve nos planos do Flamengo. Até em virtude déficit físico a troca de bolas é lenta e ineficiente na saída do fundo, assim como a cobertura pelos lados, disputa homem a homem e até no jogo aéreo. Em todos esses pontos o Junior tem apresentado falhas em inúmeros momentos neste início de 2019. Para equilibrar as lacunas acima o rival do Palmeiras apresenta bons pontos fortes: Cantilho, jogo pelos lados do campo, com Luís Diáz, Hinastroza e outros. Além disso, a personalidade de jogadores que gostam de desafios, o que pode resultar em bons desempenhos nos grandes jogos.

San Lorenzo

Sob o comando de Jorge Almirón o San Lorenzo vive um momento de incertezas e baixo nível futebolístico, com 12 partidas sem vitória, sendo cinco derrotas e sete empates. Além disso, a produção de gols também é sintoma da crise que assola o conjunto de Boedo. Nessa dúzia de encontros, foram apenas sete gols marcados, enquanto a defesa sofreu 13. Há um claro problema de geração de jogo, que vai ao encontro do baixo nível técnico e claramente físico de alguns de seus jogadores. Porém, o número de tentos está abaixo até mesmo das chances criadas, mas que não resultaram no que seria necessário para afastar o momento ruim.

Independentemente do resultado contra o Melgar, o fato é que nos primeiros três jogos da fase de grupo o Ciclón não deve mostrar algo bem diferente do que apresenta atualmente. Contudo, vale duas lembranças aos palmeirenses. A primeira é que se todos os argentinos mostram déficit físico e de ritmo de jogo no início da Libertadores, o San Lorenzo costuma ser o pior de todos eles neste quesito. A segunda é que invariavelmente o Ciclón tende a melhorar ainda na fase de grupos e dificultar bem a vida de seus rivais. Foi assim contra o Flamengo, na Libertadores de 2018. Então, bom não se iludir muito com a (in)capacidade cuerva de dar a volta por cima e mostrar ao menos uma face mais competitiva ainda na fase de grupos.

Mas no momento, por mais que Almirón trabalhe, a equipe segue sem ideias dentro de campo; pouco ou nada acontece nas trocas de bola e numa posse que ao menos no momento se mostra improdutiva e até contraproducente. Em alguns momentos os jogadores passam a impressão de que ainda não absorveram as principais ideias do treinador, sobretudo de como quebrar a resistência defensiva de seus rivais.

O San Lorenzo encerrou mal 2018, embora tenha alcançado a vaga na Libertadores em meados do ano passado

Para lidar com o problema, o treinador segue modificando a equipe, o que leva à dificuldade natural de ganhar além de um padrão tático aceitável também o necessário entrosamento. Contra o Newell's Old Boys chegou a levar a campo um esquema 4-1-4-1, sendo que o único volante à frente da defesa, Raúl Loaiza, tem mais características de um segundo homem, criador, do que de um camisa 5 marcador. Mesmo assim, o Ciclón ficou no 1 a 1.

Apesar dos péssimos resultados, um San Lorenzo parecido com o Lanús de 2017, vice da Libertadores com Almirón, já dá sinais de vida. A recuperação da bola pós-perda já melhorou consideravelmente, o que se reflete no aprimoramento do sistema defensivo, que tem levado menos gols. No Granate o treinador tinha em Marcone seu volante que se infiltrava entre os zagueiros para fazer a saída limpa do fundo. Importado do Atlético Nacional, o jovem Raúl Loaiza tem feito este papel com certa competência e já se apresenta como o melhor jogador da equipe. Trata-se de um jogador inteligente, que com seu trabalho vem quase zerando os erros no setor e limitando o sucesso dos atacantes rivais na pressão alta sobe a saída de bola do Ciclón.

Contudo, do meio-campo para frente falta evolução. Isto ocorre pelo baixo nível de inúmeros atletas do setor, como Belluschi, Rubén Botta, Castellani entre outros. Falta o passe entre as linhas, passes médios, mais certeiros, e inversões capazes de acionar os ponteiros que se apresentam para as ações ofensivas. Na frente, Nico Blandi é outro que ainda "não retornou das férias em 2019". Outro problema é quanto ao apoio dos laterais. Para resolvê-lo, Almirón tem feito experiências e ao menos uma delas parece positiva. Trata-se de Damián Perez, que pouco a pouco vai se assenhorando da lateral-esquerda. Ele defende e apoia com eficiência e sabe se fazer de volante quando a equipe necessita. Para finalizar, o Ciclón tem se mostrado muito desatendo em alguns momentos, sobretudo nos minutos finais de suas partidas. Vários gols na temporada ocorreram nos instantes derradeiros e acréscimos.

Melgar

É o patinho feio do Grupo F, para a qual poucos dão a mínima atenção. Mas a equipe peruana não tem mais nada a perder nesta Libertadores, só a ganhar. Após superar Universidad de Chile e Caracas, o campeão peruano do Apertura 2018 pode se dar ao luxo de fazer suas apostas e ganhar muito mesmo com aquilo que para seus rivais do grupo seria pouco. Melhor cenário possível para um apostador é quando ele sabe que não tem absolutamente nada a perder. Este é o caso do Melgar. Porém, isto é também o que pode fazer desta equipe um rival perigoso.

Se há algo de muito positivo na equipe peruana é o apontamento de limitações e falhas quando ela vence. Se há um encantamento com os resultados positivos ele tem sido bem menor do que a visão crítica sobre o desempenho mesmo nas vitórias. Isto é assim porque o técnico argentino Jorge Pautasso sempre se mostrou como um técnico para quem o processo é mais importante do que o resultado final.

Dirigido pelo argentino Jorge Pautasso, o Melgar é o azarão do grupo e ficará feliz se for à Sul-americana, caso termina a chave na terceira colocação

Quanto ao futebolístico o Melgar apresenta dois esquemas principais. Em casa, o 4-2-3-1, com os dois volantes Árias e Romero municiando dois meias abertos, que forçam o jogo pelos lados e buscam o cruzamento para Cuesta e também para Sánchez, que se desgruda da linha de três e aparece como um segundo atacante, na fase ofensiva. Fora de casa o esquema é parecido, porém com Joel Sánchez atua praticamente colado ao meio-campo e mais preocupado em se juntar aos volantes do que de se fazer de atacante. No caso, o desenho fica próximo do 4-4-1-1 ou até 4-5-1.

Desnecessário pontuar que o Melgar é uma equipe mais preocupada com a defesa do que com o ataque. Não que Pautasso seja um retranqueiro, bem pelo contrário. Mas para ele é o material humano à sua disposição que define a forma como a equipe costuma jogar. Falta talento à sua equipe, falta jogadores protagonistas e melhores definidores. Sendo assim, priorizar a defesa se torna quase uma obrigação.

* o maior conhecedor de futebol latino-americano na imprensa brasileira

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conheça os rivais do Palmeiras na fase de grupos da Libertadores 2019 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira