Topo

Sem Eurico, ex-aliados do velho líder migram e apoiam o presidente do Vasco

Mauro Cezar Pereira

21/02/2019 14h49

O grupo "Vasco Independente" divulgou nota em apoio à iniciativa do Vasco de se solidarizar com o Flamengo pela morte dos dez meninos no incêndio do Centro de Treinamentos, em 8 de fevereiro. Por ter colocado as bandeiras dos dois clubes, cruzadas, na camisa do time que venceu o Resende na semifinal da Taça Guanabara, 102 conselheiros assinaram documento repudiando a iniciativa da gestão Alexandre Campello.

Campello e Monteiro durante a eleição: então aliados

Tendo à frente José Luiz Moreira, conhecido como "Zé do Táxi", e Antônio Peralta, nomes influentes na política vascaína e há anos ligados a Eurico Miranda, o "Vasco Independente" conta com cerca de 50 beneméritos e grande beneméritos, como publicou o site NetVasco. Com problemas de saúde, o ex-presidente há meses não frequenta São Januário e ex-seguidores agora migram para o lado do atual mandatário.

O movimento feito pelo grupo enfraquece o maior opositor de Campello, Roberto Monteiro, que preside o Conselho Deliberativo. Ele liderou movimento contrário à manifestação de apoio vascaíno ao maior rival com os símbolos na camisa do time. Pouco antes do Natal de 2018, pediu a cabeça do presidente (veja o vídeo abaixo) durante confraternização.

Ex-presidente da Força Jovem (no ano de 1993), maior torcida do clube, e que está banida dos estádios ao receber várias punições por envolvimento em ações violentas, Monteiro foi vereador no Rio de Janeiro. Em sua gestão, a organizada foi dividida em "Famílias", ou seja, ganhou sub grupos regionalizados por bairros, cidades, estados e outros países.

Alexandre Campello lançou seu nome à presidência na eleição de 2017, mas posteriormente se uniu a Júlio Brant, integrando a chapa por ele encabeçada. Em surpreendente manobra articulada por Eurico e Monteiro, reativou sua candidatura antes da votação no conselho, o segundo turno (no primeiro votaram os sócios), e venceu.

A nota do grupo "Vasco Independente": apoio à solidariedade ao Flamengo fortalece Campello

Adiante, prestações de contas, balanços e outros temas colocaram Campello e Monteiro em lados opostos mais uma vez, e o presidente do conselho defende claramente a saída do médico da presidência. Mas, sem a presença forte de Eurico Miranda, vê parte da base que sustentava o poder do ex-líder rachar, com uma migração que o enfraquece. A política arde na Colina.

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Clique para acessar conteúdo externo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Sem Eurico, ex-aliados do velho líder migram e apoiam o presidente do Vasco - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.


Mauro Cezar Pereira