Topo

Mauro Cezar Pereira

Itaquera já é palco com mais eliminações do Corinthians na Libertadores: 4!

Mauro Cezar Pereira

13/02/2020 04h00

Fernando Fernández fez, de falta, o gol da classificação – Foto: Divulgação/Conmebol

Eliminado da Copa Libertadores pela segunda vez diante do Guaraní do Paraguai, o Corinthians acumula fracassos no torneio neste século, embora tenha alcançado em 2012 seu único título do certame, e invicto! Com a vitória que teve saber de derrota (2 a 1, sendo despachado pelo gol fora de casa do time paraguaio), os corintianos chegaram à quarta desclassificação da competição atuando no seu estádio, em Itaquera.

Com isso, o casa alvinegra inaugurada em 2014 supera o Pacaembu, onde o time deu adeus à Libertadores três vezes, e se iguala ao Morumbi. Foram também quatro eliminações no estádio do São Paulo. Agora são 15 participações do Corinthians na competição e um título. Das 14 declassificações, 13 foram em duelos de mata-mata, 11 jogando em São Paulo, embora duas em território neutro, diante do Palmeiras.

As eliminações do Corinthians na Libertadores:
1977 – em 3º no grupo; classificou-se o Internacional*
1991 – Boca Juniors, Argentina (oitavas) — Morumbi
1996 – Grêmio (quartas) — Olímpico
1999 – Palmeiras (quartas) — Morumbi
2000 – Palmeiras (semifinal) — Morumbi
2003 – River Plate, Argentina (oitavas) — Morumbi
2006 – River Plate, Argentina (oitavas) — Pacaembu
2010 – Flamengo (oitavas) — Pacaembu
2011 – Tolima, Colômbia (Fase preliminar) — Ibagué
2013 – Boca Juniors, Argentina (oitavas) — Pacaembu
2015 – Guaraní, Paraguai (oitavas) — Itaquera
2016 – Nacional, Uruguai (oitavas) — Itaquera
2018 – Colo-Colo, Chile (oitavas) — Itaquera
2020 – Guaraní, Paraguai (2ª fase preliminar) — Itaquera
* somente o primeiro do grupo avançava

Ao desclassificar pela segunda vez o time paulista da principal competição do continente, o Guaraní se junta a Boca Juniors, Palmeiras e River Plate, os três times que eliminaram os corintianos da Libertadores duas vezes cada. Os paraguaios também se tornaram os primeiros a tirar os alvinegros da Copa mais de uma vez atuando na Arena. Em 2015, a equipe venceu ambos os duelos, 2 a 0 em Assunção e 1 a 0 em Itaquera.

Algozes do Corinthians
Boca Juniors 2 vezes
Guaraní 2
Palmeiras 2
River Plate 2
Colo-Colo 1
Flamengo 1
Grêmio 1
Nacional 1
Tolima 1

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.