Topo

Mauro Cezar Pereira

Números mostram que Grêmio erra ao abrir mão da luta pelo título brasileiro

Mauro Cezar Pereira

21/01/2020 04h00

Renato: Grêmio prioriza os torneios eliminatórios – Foto: Divulgação/GFBPA

O jornalista Rodolfo Rodrigues – @rodolfo1975 no Twitter – , um dos coordenadores do prêmio Bola de Prata da ESPN e especialista em história e estatísticas de futebol, mostrou números interessantes sobre o Campeonato Brasileiro de pontos corridos. O Corinthians é o time que maior pontuação acumulou nos dez últimos anos nesta disputa.

O clube ganhou três títulos em 10 temporadas. Já o segundo colocado da lista, o Grêmio, não ergueu o troféu uma vez sequer no período. O mais incrível é que os gremistas têm somente um ponto no total a menos que os corintianos. Tal somatório mostra que seria possível ao time gaúcho lutar, e conquistar, a Série A nacional, o que não alcança desde 1996.

Reprodução Twitter

Fica evidente o erro da estratégia adotada pelo clube e seu técnico, Renato Gaúcho Portaluppi, que praticamente abandonam a disputa em nome das copas. Tem sido assim por anos seguidos e nas três últimas temporadas o Grêmio ganhou um mata-mata entre os seis que encarou, a Libertadores de 2017, torneio do qual foi eliminado em 2018 e 2019, sempre saindo da Copa do Brasil no período.

Especialmente após o que Jorge Jesus fez com o Flamengo em 2019 e com base no ranking, o que o Grêmio faz ao largar Brasileiro é uma verdadeira facada em possíveis alegrias para sua torcida. O time deixa de lado a real chance de ser campeão nacional, tal sua regularidade no acúmulo de pontos, mesmo não priorizando o certame. Um bom ponto de reflexão para 2020.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.