Números mostram que Grêmio erra ao abrir mão da luta pelo título brasileiro
O jornalista Rodolfo Rodrigues – @rodolfo1975 no Twitter – , um dos coordenadores do prêmio Bola de Prata da ESPN e especialista em história e estatísticas de futebol, mostrou números interessantes sobre o Campeonato Brasileiro de pontos corridos. O Corinthians é o time que maior pontuação acumulou nos dez últimos anos nesta disputa.
O clube ganhou três títulos em 10 temporadas. Já o segundo colocado da lista, o Grêmio, não ergueu o troféu uma vez sequer no período. O mais incrível é que os gremistas têm somente um ponto no total a menos que os corintianos. Tal somatório mostra que seria possível ao time gaúcho lutar, e conquistar, a Série A nacional, o que não alcança desde 1996.
Fica evidente o erro da estratégia adotada pelo clube e seu técnico, Renato Gaúcho Portaluppi, que praticamente abandonam a disputa em nome das copas. Tem sido assim por anos seguidos e nas três últimas temporadas o Grêmio ganhou um mata-mata entre os seis que encarou, a Libertadores de 2017, torneio do qual foi eliminado em 2018 e 2019, sempre saindo da Copa do Brasil no período.
Especialmente após o que Jorge Jesus fez com o Flamengo em 2019 e com base no ranking, o que o Grêmio faz ao largar Brasileiro é uma verdadeira facada em possíveis alegrias para sua torcida. O time deixa de lado a real chance de ser campeão nacional, tal sua regularidade no acúmulo de pontos, mesmo não priorizando o certame. Um bom ponto de reflexão para 2020.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.