Topo

Mauro Cezar Pereira

Sampaoli tem mercado nas mãos. Mas será que o Palmeiras desistiu de vez?

Mauro Cezar Pereira

14/12/2019 18h33

O treinador Jorge Sampaoli na Vila Belmiro em seu último jogo à frente do Santos – Foto: Divulgação/SFC

Jorge Sampaoli foi contratado pelo Santos quando estava em baixa. De treinador com carreira cheia de perspectivas em seus melhores momentos no Sevilla, tornou-se um fiasco meses depois, à frente da Argentina na Copa do Mundo de 2018, na Rússia. O fiasco da seleção albiceleste fez cair ainda mais o, pequeno, prestígio em seu próprio país.

Assim, ficou mais acessível para clubes brasileiros, e o Santos soube aproveitar o momento. Não que tenha aceitado trabalhar ganhando pouco, pelo contrário, Sampaoli e sua equipe custam caro, mas antes daquela reviravolta, ele sequer negociaria para treinar um time do Brasil, pois estava em alta e seria inatingível financeiramente.

A campanha marcante desenvolvida no comando do elenco santista em 2019, com o vice-campeonato brasileiro e vários momentos de ótimo futebol, reposicionaram Sampaoli no mercado. Se ele fosse um piloto de Fórmula 1, seria como sair das últimas filas do grid para a pole-position. Fora do time paulista, virou o grande nome em disponibilidade.

Mas em seu país ele já é visto de outra maneira. Tanto que há semanas o Racing enviou a São Paulo seu diretor, o ex-jogador e ídolo Diego Milito, para convidar Sampaoli a comandar o campeão argentino. Com nova diretoria, o Boca Juniors o mantém na mira, até o Independiente já o sondou e na Espanha há quem fale de interesse do Real Bétis.

Como há a chance de o Boca tirar do Vélez o treinador (ex-zagueiro e lateral) Gabriel Heinze, o mercado poderá apresentar novos movimentos em breve. Em meio a tudo isso, na Argentina há quem não acredite na desistência do Racing de contar com Sampaoli em 2020. E por que os palmeirenses não poderiam fazer isso, recuar para, em outro momento, retomar negociações?

Fato é que discutir um acordo com o ex-treinador do Santos foi ficando complexo, quase inviável, em meio às exigências típicas de quem está com a faca e o queijo nas mãos. Mas e se o mercado não apresentar a Sampaoli oportunidade mais interessante do que o Palmeiras? Nesse tipo de novela, reviravoltas não podem ser vistas como impossíveis.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.