PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Capitão sai em defesa de brasileiro alvo de racismo na Champions League

Mauro Cezar Pereira

10/12/2019 21h57

Depay partiu em direção ao torcedor que segurava faixa contra Marcelo após o empate – Reprodução TV

Era um jogo de celebração para o Olympique Lyon, que festejava sua classificação para os mata-mata da Uefa Champions League após o 2-2 com o Red Bull Leipzig. Mas havia torcedor do time francês preocupado em escancarar seu racismo. Um homem, que seria integrante do "Bad Gones", entrou em campo e exibiu faixa com o desenho de um burro, o nome do zagueiro Marcelo e uma frase que sugeria que o brasileiro fosse embora.

Memphis Depay imediatamente correu na direção do ultra francês para tirá-la dali. A ação do holandês, nomeado capitão em novembro pelo técnico Rudi García, gerou tumulto com outros integrantes do grupo de torcedores, no passado vinculado à extrema-direita – seriam conectados a algumas ideias ligadas ao nazismo alemão da Segunda Guerra Mundial. Marcelo já é alvo dessas manifestações racistas na França há algum tempo.

O empate do Lyon (Depay fez o gol que igualou o placar a oito minutos do final) somado à derrota do Zenit diante do terceiro colocado Benfica permitiu ao clube francês avançar na Liga dos Campeões na segunda colocação. O time alemão classificou-se em primeiro. Revelado pelo Santos, Marcelo, de 32 anos, está na Europa desde 2008 e lá defendeu Wisla Cracóvia (Polõnia), PSV Eindhoven (Holanda), Hannover 96 (Alemanha) e Beşiktaş (Turquia).

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.

Blog do Mauro Cezar