Topo

Mauro Cezar Pereira

Sobre Arrascaeta x Petkovic, para você, quem joga/jogou mais bola?

Mauro Cezar Pereira

03/12/2019 12h56

 

Pet brilha contra o Palmeiras em 2009

No podcast Posse de Bola de segunda-feira, no UOL Esporte, fiz uma rápida comparação entre dois estrangeiros que conquistaram a torcida do Flamengo: Giorgian De Arrascaeta e Dejan Petkovic. "Arrascaeta joga mais do que o Petkovic. Petkovic era melhor na bola parada, um amigo meu me falou isso ontem, fiquei pensando e concordo com ele. Mas jogando bola, a capacidade de improviso, de dar um toque que muda tudo, o uruguaio tem mais do que o sérvio tinha".

Obviamente o tema é polêmico e nenhum rubro-negro precisa deixar de admirar o sérvio, ser grato pelos momentos que proporcionou à torcida rubro-negra, mesmo que considere o uruguaio mais talentoso. Arrascaeta chegou ao Flamengo com 24 anos, hoje tem 25, Pet aos 28 em sua primeira passagem. Difícil saber se o ex-cruzeirense terá uma passagem longa, mas em menos de uma temporada ele já registra seu nome na história do clube.

Arrasca tem 48 jogos com a camisa rubro-negra e 16 gols, média de 0,33, ou um gol a cada três partidas. Pet, em suas passagens, participou de 198 pelejas e balançou as redes 57 vezes, média de 0,28. O sérvio batia pênaltis e faltas, o uruguaio não costuma fazê-lo, o que ampliava as chances do europeu para marcar e ao mesmo tempo refletia uma qualidade que o atual camisa 14 não possui na escala do ex-número 10 e 43, que vestia em 2009.

 

Arrascaeta brilha contra o Palmeiras em 2019

Petkovic virou lenda para a maior torcida do país ao marcar épico gol de falta sobre o Vasco que valeu o tricampeonato carioca em 2001. E ainda deu passe para um dos tentos de Edílson naqueles 3 a 1. Praticamente renasceu ao reaparecer em 2009, quando já tinha 37 anos, e conduziu, literalmente, o Flamengo ao título brasileiro de 2009 formando inesquecível dupla com Adriano, então o 10 daquele time. O que conquistou ninguém apaga, claro.

Mas Arrascaeta tem uma primeira temporada espetacular, campeão nacional e da Libertadores, capaz de toques inesperados, geniais que raramente não se vê por aí. O uruguaio é mais jovem hoje do que Pet era quando desembarcou na Gávea em 2000, e se participa de um elenco recheado de ótimos jogadores, o sérvio também teve tal oportunidade, quando, em sua passagem inicial, jogou ao lado de Alex, Denílson, Gamarra, Vampeta, Edílson e outros.

Dois estrangeiros com seus nomes registrados na história do Flamengo. Obviamente não atuarão juntos, mas poderiam se fossem contemporâneos, exceto se os gringos se deparassem com um daqueles técnicos que não sabem como conciliar talentos entre os 11 titulares. E para você, quem joga/jogou mais bola, Arrascaeta ou Petkovic?

 

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.