Topo
Blog do Mauro Cezar

Blog do Mauro Cezar

Categorias

Histórico

Técnicos campeões de 13 em 17 títulos nacionais recentes sem treinar

Mauro Cezar Pereira

03/09/2019 10h20

Campeão da Copa do Brasil em 2016, Renato segue treinando seus jogadores – Foto: Divulgação/GFBPA

Técnicos vencedores de quatro dos últimos sete campeonatos brasileiros estão sem trabalhar na função. O cenário é ainda mais impactante se analisarmos o retrospecto da Copa do Brasil. Treinadores de equipes campeãs de nove das 10 mais recentes edições do mata-mata nacional estavam sem emprego de técnico no momento da demissão de Luiz Felipe Scolari pelo Palmeiras, segunda-feira. Com isso, os ganhadores de 13 em 17 troféus de âmbito nacional apareciam sem comandar clube algum quando o atual campeão da Série A foi dispensado (Ricardo Gomes é dirigente no Bordeaux).

Na Copa do Brasil, apenas Renato Gaúcho Portaluppi está empregado entre os oito treinadores que ergueram o troféu de 2009 a 2018. Ele ganhou o título em 2016 com o Grêmio, onde continua até hoje. Seu time pode chegar a mais uma final se não perder por mais de um gol para o Athletico, nesta quarta-feira, no Paraná. Campeões recentes da Série A, empregados estão Tite, vencedor com o Corinthians em 2015 e hoje na seleção brasileira; Cuca, dono do título do ano seguinte com o Palmeiras e agora no São Paulo; além de Fábio Carille, campeão com os corintianos em 2017, que saiu do clube e voltou.

Sem clube*

Campeonato Brasileiro:

2012 – Abel Braga (Fluminense)

2013 – Marcelo Oliveira (Cruzeiro)

2014 – Marcelo Oliveira (Cruzeiro)

2019 – Luiz F. Scolari (Palmeiras)

Copa do Brasil:

2009 – Mano Menezes (Corinthians)

2010 – Dorival Júnior (Santos)

2011 – Ricardo Gomes (Vasco)

2012 – Luiz F. Scolari (Palmeiras)

2013 – Jayme de Almeida (Flamengo)

2014 – Levir Culpi (Atlético)

2015 – Marcelo Oliveira (Palmeiras)

2017 – Mano Menezes (Cruzeiro)

2018 – Mano Menezes (Cruzeiro)

*até a manhã de terça-feira, 3 de setembro; entre parênteses os clubes pelos quais foram campeões a cada ano

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.

Mais Blog do Mauro Cezar