Topo

Mauro Cezar Pereira

Planejamento? Desde 2016, Palmeiras teve sete técnicos, Flamengo oito

Mauro Cezar Pereira

16/07/2019 21h21

No próximo dia 8 de agosto, Luiz Felipe Scolari deverá completar um ano no comando do Palmeiras. Há quem atribua o sucesso do técnico campeão brasileiro a planejamento e longevidade. Mera teoria. O experiente treinador assumiu na segunda metade da Série A 2018, com a demissão de Roger Machado, que fizera a melhor campanha na fase de grupos da Libertadores.

Por outro lado, o novamente badalado Flamengo tem a troca de comando apontada como razão pela qual ainda não ergueu troféus. Do começo de 2016 para cá, o Palmeiras ganhou dois títulos do Brasileirão e teve sete técnicos efetivos. O Flamengo, que só faturou um par de estaduais, chegou ao oitavo no período com a "importação" de Jorge Jesus. Não há grande diferença na maneira como os dois clubes lidam com a questão.

As trocas de treinadores estão conectadas à falta de resultados, bem sabemos. E os treinadores só param no lugar quando vencem. É muito mais aleatório do que rezam os manuais e o academicismo. Teses respeitadas e comprovadamente eficientes não costumam valer no confuso futebol brasileiro. Sucesso ou fracasso dos dois times no restante da temporada poderão modificar esse placar na dança dos "professores". Para qualquer lado. 

No início de 2016 Marcelo Oliveira dirigia o Palmeiras e Muricy Ramalho assumia o Flamengo – Fotos: divulgação

Técnicos desse 2016:

Flamengo 
Muricy Ramalho 
Zé Ricardo
Reinaldo Rueda
Paulo César Carpegiani
Mauricio Barbieri
Dorival Júnior 
Abel Braga
Jorge Jesus

Palmeiras:
Marcelo Oliveira
Cuca
Eduardo Baptista
Cuca
Alberto Valentim
Roger Machado
Luiz Felipe Scolari

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.