Topo
Blog do Mauro Cezar

Blog do Mauro Cezar

Categorias

Histórico

Grêmio vira para cima do Vasco, retraído e prejudicado pelo mau uso do VAR

Mauro Cezar Pereira

13/07/2019 19h13

Arbitragem deu falta de Rossi em Matheus Henrique na origem do segundo gol vascaíno – Reprodução TV

Aos 17 segundos da etapa final, após boa troca de passes, Pikachu entrou na área, passou entre os marcadores e fez 2 a 0 para o Vasco. Mas o árbitro Rodolfo Toski Marques foi acionado pela equipe de vídeo, comandada por Paulo Roberto Alves Júnior, auxiliado por Adriano Milczviski e Ivan Carlos Bohn. Eles viram falta de Rossi em Matheus Henrique na origem do lance.

Um exagero, o atacante vascaíno abriu os braços buscando equilíbrio e o gremista desabou no gramado quando sentiu o braço do adversário. Em maus lençóis, o campeão gaúcho se viu novamente bem dentro do jogo, e virou para 2 a 1. Os gols foram de Pepê, o segundo deles aos 41 minutos em jogada que teve início quando os vascaínos tiveram o contra-ataque e o jovem Talles errou.

A demora no passe, que quando saiu foi muito forçado, permitiu ao Grêmio iniciar nova ação ofensiva e no cruzamento preciso de Léo Moura, o artilheiro da tarde definiu o placar. Repleto de reservas, o time de Renato Gaúcho Portaluppi teve 66% de posse de bola e mais de 530 passes certos, enquanto os comandados por Vanderlei Luxemburgo não chegaram a 200.

Sim, o Vasco pode se queixar da arbitragem, mas embora esteja mais organizado defensivamente e tenha finalizado dez vezes, passa tempo demais com o adversário controlando a pelota perto de sua área. E o Grêmio gosta disso, joga assim. Na vitória sobre o Internacional, em casa, o time gaúcho teve até mais posse (67,5%), mas o time de Luxa segurou a pressão.

Nem sempre será assim, Luxemburgo precisa fazer com que seu time controle mais a partida ficando com a bola e afastando o adversário de sua área. Quanto ao Grêmio, escapou de mais um resultado negativo em casa, tinha muitos reservas em campo, o que evidentemente pesa, mas ainda está distante do que se espera do campeão da Libertadores em 2017.

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

Contato: maurocezarblog@uol.com.br

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.

Mais Blog do Mauro Cezar