Topo

Mauro Cezar Pereira

Título obrigatório do Brasil. Missão cumprida, hora de renovar

UOL Esporte

07/07/2019 19h48

Tite levou para a Copa América 14 jogadores que estiveram no Mundial da Rússia entre os 23 convocados. Oito com pelo menos 30 anos, um volante e os demais todos defensores.

Ganhar a competição era a meta. Um fracasso em casa significaria uma marca negativa com risco de consequências pesadas. A cabeça do técnico obviamente ficaria a prêmio.

O adversário da final era fraco, muito inferior ao Brasil. Mesmo assim o time da casa correu riscos. Antes da, exagerada, expulsão de Gabriel Jesus e nos momentos seguintes a ela.

Até que veio o pênalti mal marcado contra o Peru, como equivocadamente assinalado foi a penalidade a favor dos peruanos. A recomendação mudou recentemente e o braço utilizado para apoio não caracteriza infração.

Ilustração distribuída recentemente aos árbitros com novas recomendações e que se encaixa no pênalti contra o Brasil

Seguindo no cargo, cabe à Tite intensificar a renovação, abrir mais espaços para jovens que estiveram, ou não na Copa América. E ter ambição por futebol melhor.

Por que no Mundial os adversários serão outros, bem diferente da moleza que foi esse certame. Título que o Brasil poderia conquistar mais facilmente. Missão cumprida protocolarmente.

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.