Topo

Mauro Cezar Pereira

Ganhar a Copa América domingo é obrigação do Brasil

Mauro Cezar Pereira

04/07/2019 00h02

Guerrero e Isla disputam a bola na Arena do Grêmio: semifinal apontou o adversário do Brasil na decisão

As duas finalizações certas do Peru no primeiro tempo deram ao time de Guerrero, Trauco e Cueva a vantagem de 2 a 0 levada para o intervalo. O Chile errou demais e o goleiro Árias foi além, cometendo falha bisonha no segundo tento peruano. A diferença de dois gols foi grande demais para os chilenos, que passaram a segunda etapa correndo contra o relógio, perdendo gols e se desesperando a cada minuto que se passava em Porto Alegre.

Venceu o pior? Sim. Em que pese o triunfo do Peru, a equipe do Chile é melhor e tem jogadores superiores. Em tese teria maiores possibilidades de dificultar as coisas para o Brasil na final de domingo. Claro que os 5 a 0 impostos pelos brasileiros sobre os peruanos na fase de grupos não deverá se repetir. Improvável que o técnico Ricardo Gareca repita aquela estratégia suicida.

Levantar o troféu domingo no Maracanã é obrigação da seleção brasileira. A diferença é muito grande para o time do Peru. E jogando em casa, não há como considerar aceitável uma derrota, uma espécie de mini-Maracanazo. Após alcançar o título, dentro de certa normalidade, caberá ao Brasil não se iludir com a conquista e entender que é preciso renovação e (muito) aprimoramento do jogo apresentado pela equipe.

Medir forças com sul-americanos não basta. Tanto que os algozes do time canarinho nas quatro últimas Copas do Mundo foram os europeus.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.