Topo

Mauro Cezar Pereira

No "Estadual de seleções", Brasil tem mais a perder, Messi muito a ganhar

Mauro Cezar Pereira

02/07/2019 04h00

O técnico Tite, que pode ter o futuro definido neste jogo: ao fundo, Messi – Foto divulgação CBF

Cenário 1: vitória do Brasil logo mais em Belo Horizonte: alivio para Tite e seus jogadores, festa brasileira por eliminar o rival e ampliar o jejum da Argentina sem títulos, que vem desde 1993.

Cenário 2: triunfo argentino no Mineirão. Euforia albiceleste por conseguir desclassificar o anfitrião da Copa América, chance de encerrar a longa sequência de 26 anos sem um troféu sequer.

Uma das duas situações será conhecida em horas. O Brasil tem mais a perder se for eliminado por uma Argentina que nem técnico efetivado tem e chegou até aqui aos trancos e barrancos.

Os argentinos não ficarão tão constrangidos se batidos, não só por sua própria bagunça, mas por estar fora de casa e os brasileiros em seus domínios. Se não for goleada, cai com ferimentos leves.

Tite sabe que as chances de cair, de perder o cargo, serão grandes em caso de eliminação. Precisa avançar para ganhar fôlego e seguir seu trabalho que vive o mais difícil momento na seleção.

Messi tem muito a ganhar. Contestado por conta dos títulos que não consegue dar à Argentina, o camisa 10 pode encontrar a redenção jogando bem e decidindo para sua equipe na casa rival.

A Copa América é fraca tecnicamente e sua importância discutível para seleções do porte de Brasil e Argentina. Mas como os Estaduais, a derrota no clássico pode pesar absurdamente.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.