Topo

Mauro Cezar Pereira

Gabriel Jesus recupera espaço, mas tem raros gols contra fortes adversários

Mauro Cezar Pereira

14/06/2019 04h00

Gabriel Jesus comemora na goleada sobre Honduras, quando marcou duas vezes nos 7 a 0 dos brasileiros

Com dois gols, Gabriel Jesus voltou a ficar em alta depois da vitória do Brasil sobre Honduras (7 a 0), domingo, em Porto Alegre. A disputa pela posição de centroavante com Roberto Firmino voltou à (enfadonha) pauta sobre seleção brasileira. E estatísticas foram resgatadas, especialmente os gols feitos pelo atacante do Manchester City, na recém-temporada europeia.

Mas qual a importância, o peso desses tentos? O site FutDados fez um levantamento detalhado sobre Jesus em seus primeiros 100 jogos pelo bicampeão inglês. Em 2018/2019 ele começou na reserva em 26 dos 41 jogos oficiais pela Premier League, Copa da Liga, Copa da Inglaterra e Champions League. Nos 15 em que foi titular, foi substituído em seis, ou seja, somente nove vezes atuou por 90 minutos.

Em ação pelo time de Pep Guardiola, foram divididos os gols marcados contra os seis melhores times do campeonato inglês (cinco gols em 23 partidas, média de 0,22 por peleja) e diante dos outros 13 (40 em 77 aparições, média de 0,52). Pela seleção brasileira, tentos assinalados contra as que jogaram a última Copa do Mundo (seis tentos em 19 cotejos) e as que não estiveram na Rússia em 2018 (10 em 10 jogos).

Fonte: FutDados

No Mundial, Gabriel Jesus foi muito criticado por não marcar gol algum e não dar sequer assistências para os companheiros. Jovem, fez apenas 22 anos em 3 de abril, evidentemente tem muitos a crescer. Pode dar sinais nesse sentido na Copa América, se receber novas oportunidades. Mas ainda é um jogador em busca do amadurecimento. Confira os números (acima).

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.