Topo

Mauro Cezar Pereira

Cruzeiro, Flamengo e Palmeiras: só o líder da Série A tem boa defesa no ano

Mauro Cezar Pereira

27/05/2019 17h29

Scolari, do Palmeiras; Abel, Flamengo; e Mano, Cruzeiro: técnicos que têm os mais caros elencos do país

O Cruzeiro de Mano Menezes tem a pior defesa do Campeonato Brasileiro após seis rodadas, com 13 gols sofridos. Mesmo assim a média do time mineiro não é ruim como a do Flamengo, contando todos os jogos oficiais disputados neste ano. Os rubro-negros estão perto de levar um tento por partida. Isso significa que a média da equipe carioca (0,90) é mais de três vezes pior do que a do Palmeiras, no momento de apenas 0,28.

Os números são do site FutDados e comparamos aqui o desempenho defensivo dos três mais caros elencos do futebol brasileiro. Em jogos sem sofrer gol, o que na Inglaterra é chamado de Clean Sheets, o cenário segue pavoroso para os campeões do Rio de Janeiro, ainda em último no ranking entre os times da primeira divisão nacional. Em quase 75% dos jogos o Flamengo foi vazado, e em mais de 75% o Palmeiras não levou gol.

Fonte: FutDados

Se os palmeirenses saíram de campo sem buscar a bola nas próprias redes em 22 de seus 29 cotejos no ano, os flamenguistas só viveram tal situação em oito de 30 pelejas disputadas. Isso contando os Estaduais, sendo que o nível técnico do campeonato carioca é claramente inferior ao do paulista, ou seja, o time de Luiz Felipe Scolari encarou times mais fortes do que o de Abel Braga no torneios domésticos. A classificação do Brasileiro mostra isso.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.