Topo
Blog do Mauro Cezar

Blog do Mauro Cezar

Categorias

Histórico

Jogos sem levar gol: Fla era o melhor, com Abel é o pior. Palmeiras domina

Mauro Cezar Pereira

21/05/2019 04h00

Fonte: FutDados.com

Um dos quesitos mais importantes para times que desejam ser competitivos é sair de campo ser levar gol, o que os ingleses chamam de clean sheets. Não por acaso os melhores na última Premier League foram Manchester City (20 jogos) e Liverpool (21), campeão e vice com grande distância para os demais. Entre as equipes que integram a primeira divisão no Brasil, hoje, o Palmeiras detém o melhor aproveitamento, com mais de 74% das partidas que disputou sem ser vazado. O Flamengo está no outro extremo da tabela (veja acima), é o time que menos vezes deixou a cancha sem buscar a bola no fundo de suas redes. Os números são do site FutDados.

Os palmeirenses têm 20 clean sheets em 27 jogos oficiais no ano, enquanto os flamenguistas somam apenas oito nos 29 compromissos disputados até aqui. Mas em 2018 os rubro-negros obtiveram o melhor desempenho neste item, com quase 57% dos cotejos sem tentos rivais. Na temporada anterior a equipe não foi mal, com a quinta posição do ranking, despencando desde a chegada de Abel Braga. Em média de gols sofridos, o time de Luiz Felipe Scolari também é o melhor, o Vasco o pior e os flamenguistas aparecem em 12º, uma posição atrás do CSA, equipe, disparada, de menor orçamento entre todas as que integram a primeira divisão.

O progresso do Palmeiras é evidente, tanto que em 2017 a equipe só foi melhor em clean sheets do que Vasco, Sport, Vitória, Fluminense, Atlético Goianiense e São Paulo. Mudou tal cenário em 2018 e se mantém assim atualmente. Com a troca de comando técnico, o Flamengo faz caminho inverso (veja abaixo). No Brasileirão, por exemplo, foi vazado em todas as partidas, com sete tentos dos adversários em cinco rodadas, saldo de apenas um gol. Os líderes foram vazados uma só vez, com o time reserva, e têm saldo de 11!

Ranking em % – clean sheets:
Flamengo
2017 – 5º
2018 – 1º
2019 – 20º

Palmeiras
2017 – 14º
2018 – 3º
2019 – 1º

Ranking da média de gols sofridos:
Flamengo
2017 – 4º
2018 – 2º
2019 – 12º

Palmeiras
2017 – 9º
2018 – 1º
2019 – 1º

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.

Mais Blog do Mauro Cezar