Jogos sem levar gol: Fla era o melhor, com Abel é o pior. Palmeiras domina
Um dos quesitos mais importantes para times que desejam ser competitivos é sair de campo ser levar gol, o que os ingleses chamam de clean sheets. Não por acaso os melhores na última Premier League foram Manchester City (20 jogos) e Liverpool (21), campeão e vice com grande distância para os demais. Entre as equipes que integram a primeira divisão no Brasil, hoje, o Palmeiras detém o melhor aproveitamento, com mais de 74% das partidas que disputou sem ser vazado. O Flamengo está no outro extremo da tabela (veja acima), é o time que menos vezes deixou a cancha sem buscar a bola no fundo de suas redes. Os números são do site FutDados.
Os palmeirenses têm 20 clean sheets em 27 jogos oficiais no ano, enquanto os flamenguistas somam apenas oito nos 29 compromissos disputados até aqui. Mas em 2018 os rubro-negros obtiveram o melhor desempenho neste item, com quase 57% dos cotejos sem tentos rivais. Na temporada anterior a equipe não foi mal, com a quinta posição do ranking, despencando desde a chegada de Abel Braga. Em média de gols sofridos, o time de Luiz Felipe Scolari também é o melhor, o Vasco o pior e os flamenguistas aparecem em 12º, uma posição atrás do CSA, equipe, disparada, de menor orçamento entre todas as que integram a primeira divisão.
O progresso do Palmeiras é evidente, tanto que em 2017 a equipe só foi melhor em clean sheets do que Vasco, Sport, Vitória, Fluminense, Atlético Goianiense e São Paulo. Mudou tal cenário em 2018 e se mantém assim atualmente. Com a troca de comando técnico, o Flamengo faz caminho inverso (veja abaixo). No Brasileirão, por exemplo, foi vazado em todas as partidas, com sete tentos dos adversários em cinco rodadas, saldo de apenas um gol. Os líderes foram vazados uma só vez, com o time reserva, e têm saldo de 11!
Ranking em % – clean sheets:
Flamengo
2017 – 5º
2018 – 1º
2019 – 20º
Palmeiras
2017 – 14º
2018 – 3º
2019 – 1º
Ranking da média de gols sofridos:
Flamengo
2017 – 4º
2018 – 2º
2019 – 12º
Palmeiras
2017 – 9º
2018 – 1º
2019 – 1º
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.