Topo
Blog do Mauro Cezar

Blog do Mauro Cezar

Categorias

Histórico

A vitória do melhor técnico do mundo também é a vitória do futebol

Mauro Cezar Pereira

2012-05-20T19:13:44

12/05/2019 13h44

Pep Guardiola levou o Manchester City ao inédito bicampeonato inglês

Pep Guardiola não é apenas um treinador de futebol, mas alguém que busca incansavelmente a excelência. Em sua terceira temporada na Inglaterra leva o Manchester City ao inédito bicampeonato.

Foram 98 pontos ganhos, segunda maior marca na história da Premier League, abaixo apenas da que eles mesmos estabeleceram no certame anterior, quando atingiram a inédita casa da centena.

Guardiola é o treinador que se transforma e aos seus times. Aprimoramento constante, rigor máximo na busca pela qualidade com competitividade, alguém para quem vencer não é o bastante.

É preciso vencer e vencer bem, é necessário vencer e merecer. E o título deste campeonato inglês é muito merecido, ainda mais por duelar, e superar, o incrível Liverpool do brilhante Jürgen Klopp.

Detratores, claro, todos os gênios os têm; dirão que não conquistou a Champions League. Verdade, eliminado pelo Tottenham por um detalhe, com direito a interferência, justa, do VAR etc.

Mas e daí? Uma desclassificação dramática, por centímetros, não anula o (muito) de bom feito em uma temporada inteira. Que teve ainda a conquista da Copa da Liga e sequer acabou.

O Manchester City vai disputar a final da FA Cup, a Copa da Inglaterra, a mais antiga competição do futebol. Se derrotar o Watford, terá os três troféus possíveis no país ao mesmo tempo.

Guardiola e seus atletas ainda estão em busca desse feito, que se alcançado, será mais um fato inédito, como o bicampeonato nacional que os Citizens jamais haviam conquistado.

A vitória de Guardiola representa o triunfo do trabalho, da obsessão pelo melhor, da busca pelo que mais se aproximar da perfeição. A vitória melhor técnico do mundo também é a vitória do futebol.

Pep Guardiola nas Ligas
10 campeonatos, 8 títulos:
2009 Barcelona (87)

2010 Barcelona (99)

2011 Barcelona (96)

2014 Bayern (90)

2015 Bayern (79)

2016 Bayern (85)

2018 Manchester City (100)

2019 Manchester City (98)

* entre parênteses o número de pontos
Obs: não disputou em 2013, seu ano sabático. Perdeu somente dois campeonatos, vice espanhol em 2012, com o Real Madrid campeão; e terceiro na Inglaterra em 2017, quando o título foi do Chelsea.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN.

Contato: maurocezarblog@uol.com.br

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.

Mais Blog do Mauro Cezar