Topo

Mauro Cezar Pereira

Brasileiro em pontos corridos pela 17ª vez: parece que não nos acostumamos

Mauro Cezar Pereira

26/04/2019 23h58

Arte: Luciano Freitas/CBF

O Campeonato Brasileiro é a mais importante competição de futebol do país. E a que garante aos clubes calendário, jogos e consequentemente faturamento, pois os que estão nas Séries A e B sabem que até as vésperas das férias, em dezembro, terão compromissos. Mas costuma ser maltratado, apesar de ser o certame que mais dinheiro assegura aos participantes. É o responsável pelas maiores quotas de televisão e o que permite acordo com parceiros, anunciantes, patrocinadores, com a garantia de que os times estarão em campo, na mídia, em 38 datas espalhadas entre abril e dezembro.

Mas começa sempre esvaziado. Primeiro porque os arrastados Estaduais têm o seu único grande dia aproximadamente uma semana antes da rodada de abertura, com as decisões pelo país. Segundo pela concorrência com Copa do Brasil e Libertadores, a essa altura já com equipes de Série A lutando por classificação, sem falar nas já eliminadas. Terceiro pela ideia que costuma imperar, de que é possível recuperar, lá na frente, pontos eventualmente jogados fora nas rodadas iniciais. Sim, tal possibilidade existe, mas a garantia de que isso acontecerá obviamente não existe. O risco é grande.

Assim, a primeira rodada prevê partidas que têm tudo para ser interessantes, mas não é possível ter muita certeza de que serão. Pois o time A joga o Brasileiro preocupado com a Libertadores, o B estreia pensando na Copa do Brasil e sua premiação, estranhamente maior do que a do campeonato, já a equipe C procura um treinador, a D tenta segurar o seu assediado técnico, e por aí vai. Resumindo: nem todos estão realmente voltados ao Brasileirão quando ele chega. Em geral só prestam total atenção adiante, quando a água bate no pescoço com o temor do rebaixamento, por exemplo.

Times em condições de disputar o título deveriam encarar a primeira rodada como um compromisso sem igual. Pelo peso de uma boa arrancada, com a possibilidade de abrir vantagem inicial para administrar elenco e sequência de partidas adiante, no momento em que compromissos pelas demais competições se embaralharem com os da Série A. Embora o formato tradicional de pontos corridos vá ser disputado pelo décimo-sétimo ano consecutivo (décimo-quarto tendo 20 clubes), com uma a duas gerações de jovens torcedores não conhecendo outra forma de disputa do campeonato, às vezes parece que ainda não nos acostumamos a ele.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.