Brasileiro em pontos corridos pela 17ª vez: parece que não nos acostumamos
O Campeonato Brasileiro é a mais importante competição de futebol do país. E a que garante aos clubes calendário, jogos e consequentemente faturamento, pois os que estão nas Séries A e B sabem que até as vésperas das férias, em dezembro, terão compromissos. Mas costuma ser maltratado, apesar de ser o certame que mais dinheiro assegura aos participantes. É o responsável pelas maiores quotas de televisão e o que permite acordo com parceiros, anunciantes, patrocinadores, com a garantia de que os times estarão em campo, na mídia, em 38 datas espalhadas entre abril e dezembro.
Mas começa sempre esvaziado. Primeiro porque os arrastados Estaduais têm o seu único grande dia aproximadamente uma semana antes da rodada de abertura, com as decisões pelo país. Segundo pela concorrência com Copa do Brasil e Libertadores, a essa altura já com equipes de Série A lutando por classificação, sem falar nas já eliminadas. Terceiro pela ideia que costuma imperar, de que é possível recuperar, lá na frente, pontos eventualmente jogados fora nas rodadas iniciais. Sim, tal possibilidade existe, mas a garantia de que isso acontecerá obviamente não existe. O risco é grande.
Assim, a primeira rodada prevê partidas que têm tudo para ser interessantes, mas não é possível ter muita certeza de que serão. Pois o time A joga o Brasileiro preocupado com a Libertadores, o B estreia pensando na Copa do Brasil e sua premiação, estranhamente maior do que a do campeonato, já a equipe C procura um treinador, a D tenta segurar o seu assediado técnico, e por aí vai. Resumindo: nem todos estão realmente voltados ao Brasileirão quando ele chega. Em geral só prestam total atenção adiante, quando a água bate no pescoço com o temor do rebaixamento, por exemplo.
Times em condições de disputar o título deveriam encarar a primeira rodada como um compromisso sem igual. Pelo peso de uma boa arrancada, com a possibilidade de abrir vantagem inicial para administrar elenco e sequência de partidas adiante, no momento em que compromissos pelas demais competições se embaralharem com os da Série A. Embora o formato tradicional de pontos corridos vá ser disputado pelo décimo-sétimo ano consecutivo (décimo-quarto tendo 20 clubes), com uma a duas gerações de jovens torcedores não conhecendo outra forma de disputa do campeonato, às vezes parece que ainda não nos acostumamos a ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.