Topo

Mauro Cezar Pereira

Palmeiras completará 15 dias sem jogar e ensaia novidades sem perder estilo

Mauro Cezar Pereira

19/04/2019 16h00

Ricardo Goulart na vitória do Palmeiras sobre o Junior, pela Libertadores: 15 dias sem entrar em campo

No momento em que entrar em campo para enfrentar o Melgar, às 23 horas de quinta-feira, o Palmeiras estará voltando a entrar em ação após 15 dias sem jogar. Um reflexo da eliminação para o São Paulo na semifinal do Campeonato Paulista. Antes da partida no Peru, o campeão brasileiro atuou contra o Junior de Barranquilla, no dia 10.

O período sem partidas serve para recuperação física dos atletas, além de treinamentos que esbocem novas maneiras de jogar da equipe. Mas no clube há a consciência de que o time não deverá apresentar grandes mudanças na retomada da temporada, seguindo o estilo do técnico Luiz Felipe Scolari.

Mas há o consenso de que é preciso melhorar, mesmo sem altear o estilo, que levou o time a ganhar o Campeonato Brasileiro no ano passado. Os palmeirenses sabem que a equipe não passará repentinamente a ter grande posse de bola, e sim marcação, defesa forte, com jogadores que desequilibram na frente. Como são os times do treinados há décadas, até mesmo na conquista da Copa do Mundo de 2002.

Uma das possibilidades seria a mudança de esquema tático, algo que Felipão já ensaiou em jogos anteriores à parada atual. Talvez atuando com dois meias no 4-4-2, com Dudu e um centroavante, eventualmente Goulart sendo um dos meio-campistas que chega na frente. Necessidade que se impõe devido às lesões de Willian e agora Carlos Eduardo.

Apesar dos goleadores questionados, o Palmeiras não pensa em contratar novo centroavante, pelo menos a priori. Apesar de dois dos três do elenco (Borja e Deyverson) estarem em baixa e o terceiro deles (Arthur Cabral) ser jovem e ainda não ter sido devidamente testado, inicialmente a ideia é insistir. Internamente o clube admite até fazer algum investimento, seja para esta ou alguma outra posição, mas apenas caso surja uma boa oportunidade.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.