Topo

Mauro Cezar Pereira

Movido por empresário, pequeno time é o que mais empresta jogadores no país

Mauro Cezar Pereira

18/04/2019 12h00

O Tombense, clube mineiro gerido pelo agente de jogadores Eduardo Uram, que disputa Terceira divisão do Campeonato Brasileiro, é o time que possui mais jogadores emprestados no futebol brasileiro. Durante os Estaduais, eram 38 atletas vinculados à agremiação espalhados pelos diferentes níveis do futebol nacional e até no exterior. É o que mostra levantamento feito pelo jornalista Matheus Mandy junto às últimas publicações do Boletim Informativo Diário (BID), da CBF.

Na Série A são oito, sendo cinco apenas no Avaí, que volta à elite. Na B mais 15, quatro cedidos ao CRB. Já na C, que o time mineiro disputa, são mais três, assim como na Série D. Há, ainda, seis atletas cedidos a equipes que jogam apenas Estaduais, além de um no Japão, outro em Omã e mais um nos Estados Unidos. "Alguns jogadores fizeram muitas partidas pelo Tombense e depois seguiram para outros clubes, alguns não foram bem e outros além do crescimento do clube", explica Uram.

Ele alega que, ao contrário de outros clubes, que não pagam e ficam com ações na justiça, o Tombense busca novas oportunidades em outros times para quem, por alguma razão, sairá da equipe mineira. "Mais de 90% dessa lista jogou pelo Tombense", afirma Eduardo Uram. Ele cita a situação de alguns atletas, que por diferentes razões, estão fora dos planos e seguirão para o Almirante Barroso, de Itajaí, que disputará a Copa Santa Catarina.

"Estamos investindo no CT do clube, o plano é crescer. Infelizmente não conseguimos subir para a Série B. A Série C no mata-mata vira quase um cara e coroa, tivemos um bom ano em 2017 e uma expulsão no começo do jogo contra o CSA impediu. Série A é demais para o clube, mas o Tombense pode fazer uma boa Série B. Essa lista mostra um trabalho bem feito de desenvolvimento dos jogadores", assegura o agente, que é dono da empresa que mantém contrato de gestão com a agremiação, a Brazil Soccer.

Série A
Laterais-direitos: Diego Ferreira (Fortaleza); Kevin (Goiás);
Zagueiro: Roger Carvalho (Fortaleza);
Meias: Pedro Castro (Avaí); Gabriel Lima (Avaí); João Paulo (Avaí);
Atacantes: Getúlio (Avaí); Caio Paulista (Avaí);

Série B
Goleiro: Darley Torres (Botafogo-SP);
Laterais-esquerdos: Guilherme Santos (Paraná); João Paulo (CRB);
Zagueiro: Wellington Carvalho (CRB);
Volantes: Pablo (São Bento); Betinho (Figueirense); Igor Henrique (Ponte Preta); Mateus Silva (CRB);
Meias: Alípio (Figueirense); Denner (Vila Nova-GO);
Atacantes: Hugo Cabral (Ponte Preta); Keké (Vila Nova-GO); Gabriel Pajé (CRB); Rubens (Figueirense); Polaco (CRB);

No site do Tombense, logo da empresa do agente de jogadores Eduardo Uram: 38 jogadores emprestados

Série C
Lateral-direito: André Krobel (Náutico);
Zagueiro: Victor Oliveira (Paysandu);
Atacante: Felipe (Paysandu);

Série D
Volantes: PH (Ferroviária); Natan (ASA);
Meia: Everton Sena (Portuguesa-RJ)*;
Atacante: Maycon Douglas (ASA);

Carioca Série A
Meia: Rafael Pernão (Cabofriense);

Gaúcho Série A
Atacante: Tauã (São Luiz);

Catarinense Série A
Volante: Daniel (Marcílio Dias);

Brasiliense Série A
Atacante: Leandro Aguiar (Paracatu);

Paulista Série A2
Zagueiro: Renato (São Bernardo);

Major League Soccer (Estados Unidos)
Volante: Judson (San Jose Earthquakes);

J-League (Japão)
Atacante: Rhayner (Sanfreece Hiroshima);

Liga Nacional (Omã)
Atacante: Adeílson (Al-Oruba)

* voltou ao Tombense após o Campeonato Carioca

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.