Topo

Mauro Cezar Pereira

Deputado que quebrou placa com nome de Marielle festeja com o Fla, no campo

Mauro Cezar Pereira

01/04/2019 12h25

O deputado Rodrigo Amorim, no gramado do Maracanã e quebrando a placa com nome de Marielle Franco

Exatos 17 dias depois de o assassinato da Marielle Franco completar um ano, o deputado Rodrigo Amorim (PSL) comemorou, dentro do campo de jogo do Maracanã, o título de campeão da Taça Rio conquistado pelo Flamengo. Ele ficou conhecido ao aparecer em fotos quebrando uma placa com o nome da  vereadora do PSOL. O blog perguntou ao clube se ele fora convidado pelos rubro-negros a celebrar a vitória sobre o Vasco no gramado, com os jogadores. A resposta foi: "Não, ele entrou com o Secretário de Esportes do Estado".

Embora tenha sido eleito, o que evidencia a existência de seguidores de Amorim, trata-se de personagem polêmico, com elevado índice de rejeição em todas as torcidas. O motivo, óbvio, a forma como agiu diante do que se passou com Marielle, torcedora do Flamengo e homenageada em diversos estádios do país por diferentes torcidas. Se o gesto a ele rendeu votos, também causou repulsa em muitos. Rubro-negros, inclusive. Vários foram às redes sociais manifestar descontentamento com sua ida ao campo, alguns lembraram a presença do político na posse do presidente Rodolfo Landim.

A publicação no jornal O Globo, a nota oficial do Flamengo e a homenagem a Stuart Angel no Twitter

O blog enviou perguntas ao vice-presidente de comunicação e marketing do Flamengo, Gustavo Oliveira, sobre qual a postura do clube quanto à presença deste deputado em campo na comemoração da Taça Rio. E também questionou a posição do agremiação, de torcida popular que é, com relação à defesa da democracia, tema que no domingo foi abordado nas redes sociais por outros da primeira divisão nacional, como Bahia, Corinthians e Vasco da Gama. Até o momento da publicação deste post o dirigente não havia respondido às perguntas.

Stuart Angel, quando remador do Flamengo: desaparecido na ditadura militar em 1971

Mais tarde, o clube emitiu nota oficial (acima) devido a uma publicação no jornal O Globo, deixando claro que não teve participação em homenagem a Stuart Angel, atleta de remo campeão pelo clube, preso e desaparecido em 1971, durante a ditadura militar.

Em seguida, o blog enviou ao vice Gustavo Oliveira nova mensagem: "Já que o Flamengo 'não se posiciona sobre assuntos políticos', é possível responder às perguntas sobre a presença de um político nas comemorações da Taça Rio, dentro de campo?" E ainda: "O tema abordado é visto pelo clube como meramente político?". Os questionamentos ainda não foram respondidos.

Em 2010 o Flamengo fez homenagem ao ex-atleta em ato promovido com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Quem se posiciona pela democracia não toma partido, defende o direito de todos de se manifestar, de escolher os representantes. Democraticamente a atual diretoria assumiu o poder no Flamengo, agora o departamento de comunicação emite notas e (ate aqui) não responde às perguntas.

 

Torcedores de Cruzeiro, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Inter, Vasco, Náutico e America: homenagens a Marielle

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.