Topo

Mauro Cezar Pereira

Flamengo vence em noite para lembrar lições bem recentes. E Abel percebeu

Mauro Cezar Pereira

20/03/2019 00h36

Gabigol: duas chances desperdiçadas, um par de gols, o primeiro em impedimento. Pouco para jogos grandes

Um dos maiores problemas do Flamengo nos últimos anos em jogos grandes foi ser arame liso, o time que cerca, cria, finaliza, mas não machuca o adversário, não faz os gols. Em 2017 nos três jogos fora de casa pela Libertadores, e nas finais da Copa do Brasil e da Sul-americana. No mesmo ano, pelo Brasileiro, contra Palmeiras e Grêmio, na Ilha do Urubu, e Corinthians, em Itaquera. Ano passado diante dos cruzeirenses na Libertadores, contra os corintianos na Copa do Brasil, diante do São Paulo, duas vezes, Ceará, Palmeiras, Vasco, e outros rivais na Série A 2018. Até pênaltis importantes foram perdidos. São apenas alguns exemplos de como o ataque ineficiente desperdiçou chances e levou a fracassos.

Por isso ver o time rubro-negro diante do fraco Madureira não aproveitar tantas chances, algumas claríssimas, é sinal preocupante. Pelo menos Abel Braga percebeu. O técnico elogiou a atuação ao destacar pontos positivos, sem deixar de demonstrar inquietação com as oportunidades jogadas no lixo. O elenco melhorou demais na qualidade dos homens de frente, com as saídas de Marlos Moreno e Geuvânio, além do limitado Henrique Dourado, e as chegadas, desde o segundo semestre do ano que passou, de Vitinho, Bruno Henrique e Gabigol. Sem falar em Arrascaeta, para compensar a venda de Lucas Paquetá. Por isso o nível de exigência deve ser alto, e foi só 2 a 0 com o primeiro gol marcado em claro impedimento.

Quem não é torcedor do clube deve achar legal ver o time correr, criar situações de gol, perder um monte delas, e marcar apenas duas vezes quando teve tudo para pelo menos dobrar o placar. Mas o rubro-negro minimamente atento sabe onde esse estilo arame liso leva: a lugar algum. Quem não é Flamengo e hoje curte o time correndo e mostrando vontade, um avanço depois de tantas exibições no modo banana. Principalmente porque se, lá na frente, nos grandes duelos, nas competições mais relevantes, o ataque novamente deixar a desejar, esse não-flamenguista jamais ficará frustrado. Talvez saia por aí até feliz, dependendo do desfecho do certame em questão. A exigência tem que ser alta, lá em cima. De clube grande.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.