Topo

Mauro Cezar Pereira

Ex-presidente da Suderj e gestão do Estado podem voltar ao Maracanã

Mauro Cezar Pereira

19/03/2019 01h08

No domingo, o site do jornal O Dia publicou que o ex-diretor de Operações da Odebrecht no Consórcio Maracanã, Sávio Franco, foi nomeado dias antes diretor de Relações Institucionais da Federação de Futebol do Rio (Ferj). O blog apurou que em 2013, quando a gestora do estádio o contratou após assumir o controle do complexo esportivo, o fez por ser alguém de confiança do então governador, Sérgio Cabral, que seria preso em 2016 pela Polícia Federal na Operação Lava-Jato.

Um dia depois a publicação sobre Franco, o governador Wilson Witzel rompeu com a Odebrecht. Em seguida, a Ferj surgiu como indicada para uma gestão provisória, como explicou em seu blog no UOL Esporte o jornalista Rodrigo Mattos. O discurso do Palácio Guanabara vai na direção de uma gestão sem lucro e com investimentos imobiliários no entorno. E ainda têm que ser reservados recursos para a manutenção do estádio e do ginásio do Maracanãzinho, que faz parte do pacote.

Sávio Franco, quando Chefe Executivo do Centro de Operações

Além disso, quem assumir toda aquela área teria que remunerar o governo fluminense. Cenário ainda não muito claro e desde já complexo. Nesses termos não devem ser tão grandes as chances de surgirem interessados em uma nova licitação. Nos bastidores, comenta-se que a Ferj deverá ficar à frente por 180 dias e, caso não apareçam interessados na gestão, poderia reaparecer a Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro).

Ela era o órgão estadual que administrava o Maracanã antes de passarem o estádio à iniciativa privada. Sávio Franco a presidiu de 2006 a 2012, quando Rosinha Garotinho era a governadora, e seguiu no cargo durante o governo Sérgio Cabral até a licitação. Em 2016, durante as tentativas da empresa francesa Lagardère, em parceria com a brasileira BWA, de assumir a concessão do estádio, atuou como uma espécie de consultor.

 

follow us on Twitter

follow me on youtube

follow me on facebook

follow us on instagram

follow me on google plus

Sobre o autor

Mauro Cezar Pereira nasceu em Niterói (RJ) e é jornalista desde 1983, com passagens por vários veículos, como as Rádios Tupi e Sistema Globo. Escreveu em diários como O Globo, O Dia, Jornal dos Sports, Jornal do Brasil e Valor Econômico; além de Placar e Forbes, entre outras revistas. Na internet, foi editor da TV Terra (portal Terra), Portal AJato e do site do programa Auto Esporte, da TV Globo. Trabalhou nas áreas de economia e automóveis, entre outras, mas foi ao segmento de esportes que dedicou a maior parte da carreira. Lecionou em faculdades de Jornalismo e Rádio e TV. Colunista de O Estado de S. Paulo e da Gazeta do Povo, desde 2004 é comentarista dos canais ESPN e da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Sobre o blog

Trazer comentários sobre futebol e informações, eventualmente em primeira mão, são os objetivos do blog. O jornalista pode "estar" comentarista, mas jamais deixará de ser repórter.