Dudu x convocados de Tite: vale mais para a seleção jogar com ou sem bola?

Dudu dá um carrinho para recuperar a bola em partida contra o Grêmio, no Pacaembu, em outubro de 2018
Destaque do Campeonato Brasileiro de 2018, quando ergueu a taça pela segunda vez em três temporadas, Dudu mais uma vez não foi convocado por Tite. Gera discussões a ausência do palmeirense até como segunda opção, depois do corte de Vinicius Júnior por lesão — David Neres foi chamado.
Uma das razões pelas quais o técnico da seleção não chama o camisa 7 seria sua postura sem a bola, menos participativa do que a de outros atacantes com características próximas. Obviamente isso não depende apenas de cada jogador, mas das tarefas atribuídas a cada um deles no clube que defendem.
Atuando sob o comando de Luiz Felipe Scolari, Dudu costuma ser um atacante sem tantas responsabilidades defensivas e na recuperação da bola, afinal, é uma importante válvula de escape. E ele gosta de tal papel, mas isso significa que não possa (ou não saiba) atuar de outra maneira?
Alguns concorrentes têm maior participação sem bola por exigência de seus treinadores, em função das diferentes tarefas a eles atribuídas em seus respectivos clubes. Nesse quesito, Richarlison, do Everton, se destaca, até pela posição que ocupa seu time no campeonato do qual participa.
Evidentemente, antes de se formar a lista de atletas relacionados, também entra na avaliação o que podem fazer com a pelota, afinal, são atacantes. Não me parece lógico que Dudu fique sempre de fora em meio a tantos testes. Por que não vê-lo em ação como Tite gostaria em sua equipe?
No Brasileirão passado, o jogador do Palmeiras foi disparado o líder em assistências, com 14 em 31 jogos, bem à frente dos segundos colocados, que somaram a metade. Como fez sete gols, 21 tentos dos 64 marcados pelo time campeão (um terço) tiveram sua participação, segundo o Footstats.
O blog comparou os últimos 18 jogos feito por Dudu e cada um dos convocados, incluindo o lesionado Vinicius Júnior. Os itens observados são desarmes, rebatidas, interceptações e cruzamentos bloqueados. Confira!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.